-
Apresentação
Apresentação
Teorias e Modelos da Comunicação é uma unidade curricular que visa proporcionar aos estudantes a aquisição de um conhecimento geral e teórico dos Modelos e Teorias da Comunicação ao longo das últimas sete décadas e meia, devendo os estudantes, implicitamente, integrar, no todo ou em parte, alguns dos modelos na análise de material recolhido nos diversos Meios de Comunicação de Massas, com base nos Conteúdos Programáticos e de toda a matéria inerente e/ou decorrente lecionada, bem assim na concretização de saber, escrevendo ou oralmente em aula.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-2348
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos 1. A Informação/Comunicação no Mundo Contemporâneo. Teoria da informação, Shannon e Weaver. Sistemas autopoiéticos. 2. Da comunicação de massas ao mundo em rede. Otimismo tecnológico/económico. Escola de Frankfurt: teorias crítica e da ação comunicativa; indústria cultural; racionalidade técnica; atos de significação; da totalização discursiva à finitude informacional. 3. Teorias Clássicas. Modelos de cariz behaviorista e de coorientação, de Lasswell a Maletzke. Fatores [audiência e mensagem). 4. Efeitos a Curto Prazo. Funções da comunicação de massas; modelos psicológicos. 5. Agenda-Setting. Modelos; efeitos de dependência, centrífugos e centrípetos. 6. Gatekeeping/Gatekeepers. Seleção, produção e fluxo noticioso. 7. Comunicação Planificada. Campanhas de media; comunicação e marketing. 8. Teoria culturológica/cultural studies. O Centro de Birmingham. 9. Niklas Luhmann. A comunicação/operador central dos sistemas sociais: improbabilidade comunicativa.
-
Objetivos
Objetivos
Facultar aos estudantes os necessários conhecimentos sobre as Teorias e Modelos da Comunicação que antecedem a Sociedade em Rede contemporânea. Proporcionar aos estudantes o conhecimento dos processos de reavaliação das Ciências da Comunicação à luz das transformações emergentes e da cronologia da construção teórica do objeto comunicacional. Elucidar os estudantes e levá-los a compreender como estes estudos afetam os conceitos de "informação", "media", "agente" e "processo comunicacional". Os processos da comunicação de massas constituem o objeto principal dos estudos a desenvolver nesta unidade curricular, sendo enquadrados por um questionamento geral sobre comunicação, significação e sociedade contemporânea.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias utiliazadas são expositivas, demonstrativas e participativas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CARDOSO, Gustavo (2006). Os Media na Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. CASTELLS, Manuel (2005). A Sociedade em Rede. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. FREIXO, Manuel João Vaz (2006). Teorias e Modelos de Comunicação. Lisboa: Instituto Piaget. GUERREIRO, Augusto Deodato (2020). Vida, Teoria e Equidade: Elementos para uma Teoria Pedagógico Educomunicacional e Cultural em Cidadania. Almada: EDLARS - Educomunicação e Vida. LUHMANN, Niklas (2004). A Realidade dos Meios de Comunicação. São Paulo: Paulus. MCQUAIL, Denis (2003). Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. MCQUAIL, Denis, e WINDAHL, Sven (1993). Modelos de Comunicação para o Estudo da Comunicação de Massas. Lisboa: Notícias. WOLF, Mauro (2006). Teorias da Comunicação. Lisboa: Presença.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não