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Disciplina Computação de Imagem Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos os princípios técnicos e conceptuais essenciais a um projeto de comunicação visual, nomeadamente ao nível  da adaptação de uma imagem gráfica ao formato de animação digital.  Vertentes de estudo principais: elementos tipográficos; formas vectoriais;  som, tempo e movimento; relações entre símbolos e significados no sentido de transmitir uma  mensagem através de comunicação visual; princípios da animação; composição e efeitos visuais base, aplicados ao contexto motiongraphics.   Estes princípios visam servir dois objectivos fundamentais:  uma apresentação de  projeto coerente e equilibrada e um entendimento dos processos desenvolvidos na  área da comunicação visual que permita um diálogo correto com os profissionais da área.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    - Noções teórico práticas de design gráfico aplicadas ao conceito de motiongraphics, tais como:  tipografia, layout, tipos e formatos de imagens, sistemas de cor, organização de projeto gráfico; - Técnicas fundamentais de desenho, organização e composição em software de desenho vectorial; - Noções fundamentais de animação digital: princípios da animação; criação de um guião e construção de um storyboard; composição de conteúdos vectoriais com vista à sua animação; - Técnicas de organização, transformação e animação em software para motiongraphics; - Introdução às ferramentas de Inteligência Artificial aplicadas ao processo de geração de conteúdos vectoriais; - Desenvolvimento de spot de estética motiongraphics com aplicação das técnicas e conceitos lecionados.
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade Curricular tem como principal objetivo a boa execução de projetos de animação digital de estética motiongraphics. Este objetivo assenta na aquisição das seguintes competências: - Aplicar metodologias de trabalho aplicadas à criação de animações  digitais do tipo motiongraphics; - Adaptar imagens complexas à linguagem de pictograma -Adaptar conceitos complexos a mensagens diretas e curtas; - Desenvolver sequência animada coerente com estética motiongraphics, combinando softwares de desenho vectorial e animação digital; - Utilizar ferramentas de Inteligência Artificial como apoio ao processo de geração de conteúdos vectoriais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Sendo uma cadeira teórico-prática serão utilizadas aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos com o recurso a elementos audiovisuais. Serão ainda ministrados exercícios práticos utilizando o software de motion graphics. Será efectuado o acompanhamento dos projetos da disciplina junto dos alunos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Blazer, L. (2015). Animated Storytelling: Simple Steps For Creating Animation and Motion Graphics. Peachpit Press.. Lisa Fridsma, L & Gyncild, B.(2021). Adobe After Effects Classroom in a Book. Adobe Press. Stone, B. & Wahlin, L.. The Theory and Practice of Motion Design: Critical Perspectives and Professional Practice. New York: Routledge, 2018.
INSCRIÇÃO AVULSO
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