-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Processos Criativos tem como campo de ação a apresentação aos estudantes dos principais processos criativos utilizados em Comunicação e Publicidade, englobando na sua área de atuação as principais técnicas de produção de ideias que podem ser aplicadas nos diferentes suportes utilizados pelas marcas na sua estratégia de comunicação global. Esta Unidade Curricular é pertinente neste ciclo de estudos denominado de Licenciatura em Comunicação Aplicada: Marketing, Publicidade e Relações Públicas, uma vez que proporciona aos alunos a aprendizagem e aplicação das principais técnicas criativas e desenvolvimento da sua criatividade aplicada à área da comunicação e da publicidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT168-7050
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos (CP): 1.- Enquadramento teórico sobre Criatividade. 1.1-Definição de Criatividade e a sua importância no contexto comunicacional. 2-O processo criativo. 2.1-Definição do processo criativo. 3-Inibidores e facilitadores do processo criativo. 4-Etapas do processo criativo. 4.1-Segundo os autores Graham Wallas, James Young, Don Fabun. 5-Técnicas de produção de ideias. 5.1-Branstorming, Seis chapéus, checklist, entre outras. 6-Aplicação das etapas do processo criativo e das técnicas de produção de ideias. 7-Desenvolvimento de Projetos práticos como campanhas publicitárias e peças utilizadas em comunicação no âmbito das Relações Públicas
-
Objetivos
Objetivos
A unidade curricular Processos Criativos tem como objetivo permitir aos discentes adquirir conhecimentos na vertente da criatividade direcionada para diferentes suportes de comunicação e publicidade e desenvolver competências na identificação e aplicação dos Processos Criativos necessários à elaboração de um conceito criativo e à respetiva execução de acordo com o tipo de trabalho a desenvolver. Os objetivos da unidade curricular permitem aos alunos: O1-Perceber o conceito de criatividade. O2-Identificar as etapas do processo criativo O3-Identificar e utilizar as principais técnicas de produção de ideias na elaboração de projetos de comunicação e de publicidade. O4-Aplicação das etapas do processo criativo e das técnicas de produção de ideias a projetos práticos como anúncios publicitários e de suportes relacionados com as relações públicas.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC é teórico-prática e inclui aulas expositivas para apresentação dos conteúdos programáticos com o recurso a elementos audiovisuais. Os projetos criativos são desenvolvidos em sala aula equipada com PC e software adequado em que os docentes realizam o acompanhamento dos projetos junto dos grupos de alunos. Esta forma de trabalhar permite levar os alunos a criar hábitos de trabalho similares aos que enfrentarão no mercado de trabalho, onde o trabalho e o espírito de equipa, bem como o desenvolvimento da criatividade associada ao encontro de soluções são importantes e necessárias. O método da aprendizagem cooperativa, permite organizar e conduzir o ensino na sala de aula de forma que os alunos tenham um maior envolvimento com o conteúdo apresentado e aprendam a partilhar entre si o conhecimento, as tarefas e as estratégias associadas aos conteúdos programáticos. Adicionalmente, esta unidade curricular engloba a prática de métodos como o Brainstorming.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Amabile, T. M. (2019). The Art of (Creative) Thought. The Creativity Reader, (pp. 15–32). Oxford University Press. Baack, D. W., Wilson, R. T., Van Dessel, M. M., & Patti, C. H. (2016). Advertising to businesses: Does creativity matter?. Industrial Marketing Management, 55, 169-177. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2015.10.001. Breva, E.; Lopes, P.; Balado, A. (2014). La creatividad en el medio exterior del sector de la telefonía móvil: análisis en España y Portugal. Anàlisi. Quaderns de Comunicació i Cultura, 51, págs. 17-34. DOI: http://dx.doi.org/10.7238/a.v0i51.2006. Rossiter, J. R. (2022). Creativity in advertising: how to test for highly creative individuals, how to generate alternative creative ideas, and how to pretest them. Journal of Current Issues & Research in Advertising, 43(2), 123-136. https://doi.org/10.1080/10641734.2021.2010245.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não