filmeu

Disciplina Teorias da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Teorias da Comunicac¿a¿o pretende motivar os estudantes a entenderem o processo de desenvolvimento das teorias de comunicação, a partir do enquadramento do desenvolvimento histo¿rico dos meios de comunicação de massas. Pretende-se ainda estabelecer a ponte com os novos media, no sentido de fomentar a compreensa¿o abrangente dos principais modelos de mediação das mensagens de massas e interativas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Os objetos de estudo das teorias da comunicação: processos comunicacionais e meios de comunicação. 2. Escola de Palo Alto – Axiomas da comunicação 3. Comunicação e incomunicação – a “improbabilidade da comunicação”  4. A comunicac¿a¿o e os seus efeitos - A perspetiva dos efeitos ilimitados dos media: Da teoria Hipodérmica à sua superação. 5. A perspetiva dos efeitos limitados: A teoria do two-step flow of communication, os estudos psicológicos da persuasão, o funcionalismo americano e a hipótese dos usos e gratificações. 6. A perspetiva crítica dos media: A escola de Frankfurt e o conceito de indu¿strias culturais; Os estudos culturais brita¿nicos 7. Estudo dos Meios: McLuhan e o estudo da vertente tecnológica. 8. Abordagens centradas na receção e nos efeitos dos media: Primeiras abordagens aos conceitos de agenda-setting (introdução ao conceito), espiral do silêncio, framing, e priming.
  • Objetivos

    Objetivos

    A UC pretende explorar as principais teorias da comunicação social, compreendendo as suas bases históricas e os seus desdobramentos contemporâneos. Pretende-se aplicar as teorias ao campo do jornalismo, utilizando-as para analisar e interpretar os processos e práticas jornalísticas no contexto atual, e assim possibilitar a articulação com outras Unidades Curriculares com as quais os estudantes irão contactar ao longo do curso. É relevante que o estudante compreenda as mudanças estruturais e os efeitos que cada meio de comunicação produz, tanto no comportamento do público quanto nas formas de produção e disseminação de informações. Tal competência é vital para que o discente possa reflectir com clareza e criticidade sobre o cenário mediático contemporâneo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se aplicar a metodologia de  aprendizagem cooperativa,  baseando parte do ensino numa metodologia de  trabalho em equipa visualizando objetivos comuns. Em algumas sessões estaremos focados na colaboração, a partir do trabalho em grupos de três a seis membros, nos quais cada pessoa tem um determinado papel. Para atingir o objetivo definido, todos devem trabalhar de forma coordenada e resolver possíveis conflitos de modo a encontrarem um melhor resultado. Possível continuidade na articulação com Unidade Curricular de História do Jornalismo e da Opinião Pública, através da realização de um trabalho comum, desenvolvido por ambas as turmas (1º e 3º ano). 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bollmer, G. (2018). Theorizing Digital Cultures. Los Angeles: Sage. Hartley, J. (2004). Comunicação, Estudos Culturais e Media: Conceitos-chave. Lisboa: Quimera. Holmes, D. (2006). Communication Theory: Media, Technology and Society. Sage. McLuhan, M. (2008). Compreender os Meios de Comunicação: Extensões do Homem. Relógio d’Água. McQuail, D., & Deuze, M. (2020). McQuail’s media & mass communication theory (7. Auflage). SAGE. McQuail, D. (2003). Teoria da Comunicação de Massas. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. Schudson, M. (1995). The Power of News. London: Harvard University Press. Sousa, J. P. (2000). As Notícias e os Seus Efeitos. Coimbra: Minerva. Traquina, N. (2000). O Poder do Jornalismo: Análise de Textos da Teoria do Agendamento. Coimbra: Minerva. Wolf, M. (2001). Teorias da Comunicação. Lisboa: Editorial Presença.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios