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Apresentação
Apresentação
Numa dimensão social cada vez mais associada ao empreendedorismo e à democratização dos modelos de produção e distribuição de conteúdos, esta unidade curricular apresenta-se como essencial para dotar os estudantes de ferramentas práticas para a leitura de variáveis sobre mercados (no caso da informação) e para a identificação de modelos/oportunidades de negócio. A refundação no relacionamento dos públicos com a informação, dá corpo à necessidade dos estudantes de jornalismo serem conhecedores das dinâmicas do mercado da informação (e de outros mercados) e da sua estrutura como sistema. Outro aspeto importante é a necessária sensibilidade para o futuro jornalista perceber que a informação é um bem transacionável e que o mercado da mesma tem o desafio cada vez maior de se adaptar às alterações provocadas pela nova economia. Em conclusão pretende-se dotar o estudante de capacidades para a otimização de modelos de negócio associados à informação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT449-17138
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Globalização Economia dos media e o mercado da informação A digitalização (dos media) O Marketing Ferramentas estratégicas de análise de mercado e organizações/projetos Segmentação de mercados Posicionamento Práticas operacionais/Marketing mix
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Objetivos
Objetivos
-Perceber as dinâmicas da informação enquanto bem transacionável -Conhecer o fenómeno da globalização e a sua associação com os mercados da informação; -Relacionar os mecanismos da nova economia com a economia dos media; -Dotar o estudante de conhecimento sobre mecanismos de otimização de projetos de informação (que possam vir a criar); -Percecionar a informação como um bem transacionável; -Criar dinâmicas de pensamento e ação associadas à otimização de recursos. -Dotar os estudantes de ferramentas de análise de variáveis de mercado
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Em grupos de 3 os estudantes vão desenvolver um podcast com conteúdos relacionados com um mercado à escolha.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Albarran, A. (2017). The Media Economy. NY: Routledge. Chernev, A. (2020). The Marketing Plan Handbook, 6th Edition. Cerebellum Press. Castells, M., & Himanen, P. (Eds.). (2014). Reconceptualizing development in the global information age. Oxford University Press Flew, Terry (2018). Understanding Global Media. MacMillan Education. Gershon, R. A. (2020). Media, telecommunications and business strategy (3rd ed.). Routledge. Joshi, M., Rastogi, G., & Klein, J. R. (2022). Global business in the age of destruction and distraction. Oxford University Press. Kotler, P., & Keller, K. L. (2018). Marketing Management. harlow: Pearson. Pentland, A., & Lipton, A. (2021). Building the new economy: Data as capital. MIT Press. Wirtz, B. (2020). Media Management strategy, business models and case studies. S.l: Springer.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não