-
Apresentação
Apresentação
Esta UC tem como objetivo dotar os alunos das competências técnicas necessárias para a execução de processos de analise critica de discurso no contexto das Ciências da Comunicação, e de ferramentas metodológicas de investigação académica para a realização de estudos no campo dos media. Esta formação é indispensável de modo a preparar os alunos para a formação de pensamento mediático crítico. Esta UC debruça-se sobre questões compreensão dos fenómenos discursivos, como a novilíngua, as linguagens neutras, as ideologias e a polarizacão presentes nas narrativas jornalísticas
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT449-17139
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução aos conceitos de Discurso e de Media. 2. Reflexão sobre as práticas discursivas dos Media. 3. Compreensão dos dispositivos jornalísticos de produção e de receção a partir do conceito de Ordem do Discurso de Michel Foucault. 4. Categorias de elaboração do discurso mediático: polarização, desinformação, violência, poder, discurso do ódio e ironia. 5. Análise de exemplos e casos de acontecimentos mediáticos fraturantes: títulos de jornais; a ideologia das palavras; a adjetivação nas notícias e nos textos reportagens televisivas
-
Objetivos
Objetivos
a) Domínio das categorias analíticas de Discurso, Mediação e Ideologia. b) Descodificação das várias coordenadas e estratégias que orientam a produção jornalística discursiva dos Média. c) Aquisição de capacidades de descodificação de todas as formas de mediação das narrativas jornalísticas. d) Aquisição de ferramentas metodológicas que capacitem tanto para uma intervenção profissional crítica como para investigações académicas no campo dos Media.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Serão utilizadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem, com discussão constante sobre os temas abordados, testes espontâneos e exposições de alunos nas aulas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Foucault, Michel - Ordem do Discurso, Relógio de Água, Lisboa, 1997 Byung-Chul Han – O Enxame. Relógio de Água, Lisboa, 2016 Debray, Régis – Introdução à Mediologia, Livros Horizonte, Lisboa, 2001 Dijk, Fairclough, Norman (1995). Media Discourse. Hodder Arnold Publication: Bloomsbury Academic, 224 pp Teun A Van – Discourse and Context; Cambridge University Press, 2008
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não