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Apresentação
Apresentação
Nesta disciplina discute-se o conceito de género jornalístico, confrontando-se as propostas teóricas com as configurações introduzidas pelas práticas nas redações. Tipificam-se os principais géneros jornalísticos de informação e opinião, introduzindo-se uma terceira vertente classificatória – os híbridos. Procede-se, ainda, a estudos de caso da imprensa portuguesa nos suportes papel e digital (jornais diários, semanários e newsmagazines).
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT449-1831
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. O Conceito de Género Jornalístico: entre a teoria e a prática 1. O Título Jornalístico 1.1. Definição 1.2. Características formais, imagéticas e de conteúdo 1.3. Classificação 1.4. A importância na peça jornalística e a sua relação com os diferentes géneros jornalísticos 2. O tratamento dos géneros jornalísticos consoante as publicações 2.1. O caso das newsmagazines 3. Parâmetros de análise dos géneros jornalísticos 3.1. Texto 3.2. O lugar da imagem II. Géneros Jornalísticos: uma proposta de classificação 1. Géneros Jornalísticos de Informação 1.1. A Breve; 1.2.A Notícia; 1.3.A Entrevista; 1.4. O Perfil; 1.5. A Reportagem. 2. Géneros Jornalísticos de Opinião 2.1.O Editorial; 2.2. O Artigo de Opinião; 2.3. O Bilhete; 2.4. A Crítica. 3. Géneros Jornalísticos Híbridos 3.1. A Crónica; 3.2. O Artigo de Análise; 3.3. O Dossier.
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Objetivos
Objetivos
Géneros Jornalísticos é uma disciplina teórico-prática que explora a especificidade do texto jornalístico segundo uma abordagem tripartida: análise, teorização e construção. Os objetivos são: identificar de forma crítica os géneros jornalísticos na imprensa diária e semanária nacional, diferenciando ângulos de construção mediante o posicionamento editorial e de mercado dos títulos; teorizar os principais géneros jornalísticos informativos e opinativos; praticar a construção autónoma dos géneros jornalísticos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Criação e produção de uma newsmagazine, através de um projeto transversal com as unidades curriculares Computação de Imagem Digital e Fotojornalismo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cardoso, C. R. (2022). A natureza híbrida da newsmagazine. Animus - Revista Interamericana de Comunicação Midiática, 21(45), 43–73. https://doi.org/10.5902/2175497765793 Coelho, P., Reis, A. I., & Bonixe, L. (Eds.). (2021). Manual de Reportagem. Labcom. Martin-Lagardette, J.-L. (2001). Manual da Escrita Jornalística. Pergaminho. Melo, J. M. D., & Assis, F. D. (2016). Gêneros e formatos jornalísticos: Um modelo classificatório. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 39(1), 39–56. https://doi.org/10.1590/1809-5844201613 Mesquita, M. (2022). Introdução à Análise de Títulos de Imprensa. Edições Lusófonas. Montant, H. (2002). A Entrevista Escrita e o Perfil. Inquérito. Peixinho, A. T., & Almeida Santos, A. T. (2021). Hibridismo e Géneros Jornalísticos: Análise de uma ‘reportagem-folhetim’. Media & Jornalismo, 21(38), 59–75. https://doi.org/10.14195/2183-5462_38_3 Raimundo, O. (2005). A Entrevista no Jornalismo Contemporâneo. MinervaCoimbra.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não