-
Apresentação
Apresentação
Em Jornalismo de Revista na Era Digital, os estudantes mergulham no universo das revistas, um setor de média com características diferenciadoras. Analisam os novos paradigmas e as especificidades do jornalismo para revistas na era digital. Descobrem o jornalismo interconectado e a sua aplicabilidade privilegiada no campo das revistas. Desenvolvem capacidades de produção de peças para revistas, que envolvem a redação de texto e a elaboração de conteúdos visuais e multimédia. O semestre é centrado no desenvolvimento de uma reportagem interconectada multimédia para uma revista específica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT449-21537
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Revista: entre a teoria e a prática 1.1. As raízes da revista moderna 1.2. Características do género revista 1.3. Tipos de revista 1.4. A revista no panorama mediático 1.5. Jornalismo de revista e o desafio do digital 1.6. A reportagem para revista online 2. Jornalismo Interconectado 2.1. Enquadramento teórico 2.2. Implicações nas práticas jornalísticas 2.3. Jornalismo interconectado, Democracia e Sociedade 2.4. Revistas: espaço privilegiado do Jornalismo Interconectado 2.5. Multimédia e Jornalismo Interconectado 3. Peças multimédia 3.1. Pesquisa, organização e gestão de conteúdos 3.2. Principais tipos de conteúdos multimédia 3.2.1. Imagem, vídeo e representação visual de dados 3.3. Crite¿rios de composic¿a¿o/interligac¿a¿o de conteu¿dos multimédia 3.4. Técnicas de produção de conteúdos multimédia 3.5. Exemplos de peças multimédia para revista digital 4. Projeto: desenvolvimento de uma reportagem multimédia para uma revista digital
-
Objetivos
Objetivos
No final do semestre o estudante deverá ser capaz de: 1. Entender as especificidades do género revista. 2. Identificar e caracterizar os diferentes tipos de revistas. 3. Conhecer a linguagem do jornalismo de revista. 4. Dominar o conceito de jornalismo interconectado. 5. Identificar os tipos de conteúdos multimédia utilizados em revistas digitais. 6. Compreender as técnicas de produção de conteúdos multimédia. 7. Perceber os crite¿rios de composic¿a¿o/interligac¿a¿o de conteu¿dos multimédia e a sua sintaxe. 8. Colocar os conhecimentos multimédia apreendidos ao serviço de projetos jornalísticos. 9. Desenvolver reportagens interconectadas para revistas digitais.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A disciplina organiza-se em torno de um projeto (reportagem interconectada multimédia de revista) que se desenvolve ao longo do semestre, articulando teoria e prática, facilitando a aquisição e a aplicação de conhecimentos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Abrahamson, D., & Prior-Miller, M. (Eds.). (2018). The Routledge handbook of magazine research: The future of the magazine form (2nd ed.). Routledge. Cardoso, C. R., & Figueiras, Ana. (2024). Editorial | The Inspiring Role of Magazine Studies: The Interconnected Journalism Example. International Journal of Magazine Studies, 1(1), 4–9. https://doi.org/10.60543/ijms.v1i1.9585 Cardoso, C. R., & Holmes, T. (Eds.). (2022). Transforming Magazines. Cambridge Scholars Publishing. Cardoso, C. R., Azevedo, C., & Sousa, J. P. (2022). Para uma História das Revistas de Informação Geral em Portugal. ICNOVA. https://doi.org/10.34619/7WGF-1QRY Gestalten & Errea, J. (2017). Visual Journalism: Infographics from the World's Best Newsrooms and Designers. Berlin: Die Gestalten Verlag. Holmes, T. (2018). Magazines in the digital world. Em The Magazines Handbook (4.a ed., pp. 190–207). Routledge. Sternadori, M., & Holmes, T. (Eds.). (2020). The handbook of magazine studies. Wiley-Blackwell.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não