filmeu

Disciplina Jornalismo de Revista na Era Digital

  • Apresentação

    Apresentação

    Em Jornalismo de Revista na Era Digital, os estudantes mergulham no universo das revistas, um setor de média com características diferenciadoras. Analisam os novos paradigmas e as especificidades do jornalismo para revistas na era digital. Descobrem o jornalismo interconectado e a sua aplicabilidade privilegiada no campo das revistas. Desenvolvem capacidades de produção de peças para revistas, que envolvem a redação de texto e a elaboração de conteúdos visuais e multimédia. O semestre é centrado no desenvolvimento de uma reportagem interconectada multimédia para uma revista específica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.    Revista: entre a teoria e a prática 1.1.    As raízes da revista moderna  1.2.    Características do género revista 1.3.    Tipos de revista 1.4.    A revista no panorama mediático 1.5.    Jornalismo de revista e o desafio do digital 1.6.    A reportagem para revista online   2.    Jornalismo Interconectado 2.1.    Enquadramento teórico 2.2.    Implicações nas práticas jornalísticas 2.3.    Jornalismo interconectado, Democracia e Sociedade 2.4.    Revistas: espaço privilegiado do Jornalismo Interconectado 2.5.    Multimédia e Jornalismo Interconectado   3.    Peças multimédia 3.1.    Pesquisa, organização e gestão de conteúdos 3.2.    Principais tipos de conteúdos multimédia 3.2.1.    Imagem, vídeo e representação visual de dados 3.3.    Crite¿rios de composic¿a¿o/interligac¿a¿o de conteu¿dos multimédia 3.4.    Técnicas de produção de conteúdos multimédia 3.5.    Exemplos de peças multimédia para revista digital   4.    Projeto: desenvolvimento de uma reportagem multimédia para uma revista digital
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre o estudante deverá ser capaz de: 1.     Entender as especificidades do género revista. 2.    Identificar e caracterizar os diferentes tipos de revistas. 3.    Conhecer a linguagem do jornalismo de revista. 4.    Dominar o conceito de jornalismo interconectado. 5.    Identificar os tipos de conteúdos multimédia utilizados em revistas digitais. 6.    Compreender as técnicas de produção de conteúdos multimédia. 7.    Perceber os crite¿rios de composic¿a¿o/interligac¿a¿o de conteu¿dos multimédia e a sua sintaxe. 8.    Colocar os conhecimentos multimédia apreendidos ao serviço de projetos jornalísticos. 9.    Desenvolver reportagens interconectadas para revistas digitais. 
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A disciplina organiza-se em torno de um projeto (reportagem interconectada multimédia de revista) que se desenvolve ao longo do semestre, articulando teoria e prática, facilitando a aquisição e a aplicação de conhecimentos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Abrahamson, D., & Prior-Miller, M. (Eds.). (2018). The Routledge handbook of magazine research: The future of the magazine form (2nd ed.). Routledge. Cardoso, C. R., & Figueiras, Ana. (2024). Editorial | The Inspiring Role of Magazine Studies: The Interconnected Journalism Example. International Journal of Magazine Studies, 1(1), 4–9. https://doi.org/10.60543/ijms.v1i1.9585 Cardoso, C. R., & Holmes, T. (Eds.). (2022). Transforming Magazines. Cambridge Scholars Publishing. Cardoso, C. R., Azevedo, C., & Sousa, J. P. (2022). Para uma História das Revistas de Informação Geral em Portugal. ICNOVA. https://doi.org/10.34619/7WGF-1QRY Gestalten & Errea, J.  (2017). Visual Journalism: Infographics from the World's Best Newsrooms and Designers. Berlin: Die Gestalten Verlag. Holmes, T. (2018). Magazines in the digital world. Em The Magazines Handbook (4.a ed., pp. 190–207). Routledge. Sternadori, M., & Holmes, T. (Eds.). (2020). The handbook of magazine studies. Wiley-Blackwell.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios