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Apresentação
Apresentação
Compreender a comunicação no contexto organizacional e como devem ser usados os recursos de comunicação externamente e internamente; Entender diferentes ideias e estratégias de comunicação organizacional, tanto na vertente pública como privada; Conhecer as várias teorias associadas à gestão de comunicação, compreender a sua importância para as organizações; Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiência face a objetivos e contextos concretos; Saber elaborar, implementar e avaliar estratégias e planos de comunicação organizacional
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT449-5033
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à gestão da comunicação O que é comunicação O que significa comunicar e porque é que é importante saber comunicar Comunicação organizacional O que é comunicação organizacional? Conceitos Vertente histórica Modelos de comunicação Comunicação externa e interna Planos de comunicação Identidade organizacional Imagem e reputação organizacional Gestão dos meios de comunicação Comunicação de crise Conceitos Reconhecer e gerir uma crise de comunicação Modelos de gestão de crise Comunicação de Marcas Gestão de Marcas Comunicação de produto Comunicação na perspetiva das marcas e consumidores Valor da marca Comunicação digital Os novos media Redes sociais e Novas tecnologias - Novas formas de interação digital Comunicação Institucional Discurso institucional Publicidade Institucional Comunicação Pública e Privada Conceitos Serviço Público
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Objetivos
Objetivos
Compreender o contexto da função de comunicação no quadro da gestão das organizações; Conhecer as várias teorias associadas à gestão de comunicação, compreender a sua importância para as organizações; Perceber as organizações como sistemas sociais abertos e o seu ambiente; Compreender a comunicação como recurso estratégico; Compreender os diferentes tipos de comunicação e como aplicar em diferentes contextos; Compreender as novas formas de interação digital e de gestão digital
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A unidade curricular terá o apoio dos recursos disponíveis para ensinar os alunos. Através da apresentação de conteúdos relacionados com o programa, que estarão disponíveis aos alunos pela ferramenta Moodle; Sempre que necessário para os alunos compreenderem melhor a matéria serão usados casos práticos e exemplos de situações verídicas Estarão à disposição dos alunos textos complementares para melhor compreensão da matéria
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Brataas, K. (2018). Crisis Communication: Case Studies and Lessons Learned from International Disasters. Routledge. Coombs, T. (2013). Applied Crisis Communication and Crisis Management (1oedição ed.). Sage Publications, Inc. Cornelissen, J. (2004). Corporate Communications ? Theory and Pratice. Sage Publications Lda, London. Floreddu, P.B. and Cabiddu, F. (2016), "Social media communication strategies", , Vol. 30 No. https://doi.org/10.1108/JSM-01-2015-0036 5, pp. 490-503. Gillis, T. (Ed.). (2011). The IABC handbook of organizational communication: A Guide to Internal Communication, Public Relations, Marketing, and Leadership (2nd Edition). Jossey Bass. Littlejohn, S. W., Foss, K. A., & Oetzel, J. G. (2017). Theories of human communication (Eleventh edition). Waveland Press, Inc.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não