filmeu

Disciplina Gestão da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    Compreender a comunicação no contexto organizacional e como devem ser usados os recursos de comunicação externamente e internamente; Entender diferentes ideias e estratégias de comunicação organizacional, tanto na vertente pública como privada; Conhecer as várias teorias associadas à gestão de comunicação, compreender a sua importância para as organizações; Refletir sobre técnicas de comunicação aplicáveis, em termos de pertinência, eficácia e eficiência face a objetivos e contextos concretos; Saber elaborar, implementar e avaliar estratégias e planos de comunicação organizacional
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução à gestão da comunicação O que é comunicação O que significa comunicar e porque é que é importante saber comunicar Comunicação organizacional O que é comunicação organizacional? Conceitos Vertente histórica Modelos de comunicação Comunicação externa e interna Planos de comunicação Identidade organizacional Imagem e reputação organizacional Gestão dos meios de comunicação Comunicação de crise Conceitos Reconhecer e gerir uma crise de comunicação Modelos de gestão de crise Comunicação de Marcas Gestão de Marcas Comunicação de produto Comunicação na perspetiva das marcas e consumidores Valor da marca Comunicação digital Os novos media Redes sociais e Novas tecnologias - Novas formas de interação digital Comunicação Institucional Discurso institucional Publicidade Institucional Comunicação Pública e Privada Conceitos Serviço Público
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender o contexto da função de comunicação no quadro da gestão das organizações; Conhecer as várias teorias associadas à gestão de comunicação, compreender a sua importância para as organizações; Perceber as organizações como sistemas sociais abertos e o seu ambiente; Compreender a comunicação como recurso estratégico; Compreender os diferentes tipos de comunicação e como aplicar em diferentes contextos; Compreender as novas formas de interação digital e de gestão digital
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A unidade curricular terá o apoio dos recursos disponíveis para ensinar os alunos. Através da apresentação de conteúdos relacionados com o programa, que estarão disponíveis aos alunos pela ferramenta Moodle; Sempre que necessário para os alunos compreenderem melhor a matéria serão usados casos práticos e exemplos de situações verídicas Estarão à disposição dos alunos textos complementares para melhor compreensão da matéria
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Brataas, K. (2018). Crisis Communication: Case Studies and Lessons Learned from International Disasters. Routledge. Coombs, T. (2013). Applied Crisis Communication and Crisis Management (1oedição ed.). Sage Publications, Inc. Cornelissen, J. (2004). Corporate Communications ? Theory and Pratice. Sage Publications Lda, London. Floreddu, P.B. and Cabiddu, F. (2016), "Social media communication strategies", , Vol. 30 No. https://doi.org/10.1108/JSM-01-2015-0036 5, pp. 490-503. Gillis, T. (Ed.). (2011). The IABC handbook of organizational communication: A Guide to Internal Communication, Public Relations, Marketing, and Leadership (2nd Edition). Jossey Bass. Littlejohn, S. W., Foss, K. A., & Oetzel, J. G. (2017). Theories of human communication (Eleventh edition). Waveland Press, Inc.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios