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Disciplina Fotojornalismo

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de fotojornalismo conjuga a análise e reflexão teóricas sobre a comunicação fotográfica à aprendizagem das técnicas básicas para a produção de imagens fotojornalísticas pelos/as alunos e alunas. A fotografia tornou-se central na vida da grande maioria das pessoas, reforçando a necessidade de promover a literacia fotográfica, em particular nos seus usos profissionais públicos. A Inteligência Artificial vem também colocar desafios deontológicas ao jornalismo na área da imagem. Compreender as funções do fotojornalismo, a sua expansão através do digital e do Jornalismo Visual são aspetos a abordar ao memso tempo que, nas oficinas práticas, se desenvolve a sensibilidade estética e a capacidade de interpretar os acontecimentos e fenómenos a noticiar através da fotografia.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      Módulo teórico A imagem jornalística: definição, géneros e funções. A imagem fotográfica na sua dimensão narrativa e comunicativa. elementos expressivos da comunicação fotográfica. O Jornalismo visual contemporâneo: ambiente digital de comunicação. A imagem única e a série. O momento decisivo: ainda um paradigma do fotojornalismo? O caso de Henry Cartier Bresson. Estudos de caso: alguns exemplos de autores/as fotográficos. A paisagem fotojornalística contemporânea: as imagens decisivas.  A "verdade" fotográfica; Ficção vs documento; Manipulação: questões éticas Módulo prático Utilizar a máquina fotográfica (vários tipos de máquinas; principais mecanismos da máquina fotográfica e a sua especificidade); Composição e enquadramento; Resposta fotográfica a um tema ou agenda: exercícios práticos.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Desenvolver a capacidade de análise e de critica perante as imagens, os seus discursos e contextos.  - Compreender as problemáticas éticas e deontológicas do fotojornalismo e das imagens baseadas em câmaras no momento de fenómenos como o "deep fake" e a aplicação de Inteligência Artificial neste campo. - Pretende-se também capacitar os alunos para a produção de trabalhos fotográficos nas áreas do fotojornalismo, reportagem fotográfica e narrativa fotográfica. -Conhecer alguns autores e autoras fotográficos de referência.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A relação entre teoria e prática é o factor chave da nossa metodologia. Os exercícios práticos dos alunos são discutidos ao longo das aulas, permitindo não só  uma aprendizagem de proximidade como uma articulação com as aprendizagens teóricas, aplicadas às imagens produzidas pelos próprios alunos. As aulas são suportadas com materiais audiovisuais, apresentações powerpoint e análise de sites noticiosos. Todos os alunos e alunas têm acesso a câmaras fotográficas de nível profissional.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barthes, R. (2008) A mensagem fotográfica. pp. 263-272. Revista de Comunicação e Linguagens, nº 39. Dubois, P. (1994) O ato fotográfico. Ed. Vega. Freeman, M. (1993) Grande Manual da Fotografia. Dinalivro. Langford, M. (1996). Fotografia Básica. Dinalivro. Marien, M. W. (2010). Photography: A Cultural History, ed. Lawrence King Publishing Ltd. Mondzain, M._J. (2009) A imagem pode matar?. Ed. Nova Vega. Panzer, M. (2005) Things as They are, Photojournalism in Context Since 1995, ed. Chris Boot Ltd. / World Press Photo. Trachtenberg, A. (2013). Ensaios sobre Fotografia - de Niépce a Krauss, Ed. Orfeu Negro. VAN Dijk, Teun A. (2005). Discurso, Notícia e Ideologia: estudos na análise crítica do discurso. Ed. Campo das Letras.
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