filmeu

Disciplina Avaliação Criminológica

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular visa proporcionar aos alunos uma compreensão abrangente das práticas, princípios éticos e técnicas envolvidas na avaliação de indivíduos em contexto judicial. Abrange uma variedade de tópicos e áreas de atuação, que permitem aos alunos desenvolver competências essenciais para a avaliação e compreensão de comportamentos de indivíduos envolvidos no processo judicial, focando-se na avaliação psicológica e comportamental desses indivíduos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Avaliação psicológica e comportamentaç em contexto criminal Princípios éticos e deontológicos Considerações teóricas e técnicas Especificidades de acordo com subgrupos Técnicas de avaliação psicológica e comportamental em contexto judicial Obervação psicológica e análise funcional docomportamento Entrevista: contextos, tipologias e metodologias Técnicas e testes de avaliação psicológica Avaliação da cognição Avaliação psicopatológica e de personalidade Avaliação de construtos e circunstãncias específicos Perícias psicológicas O relatório pericial Profiling: métodos, técnias e tipologias Estudos de caso
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta Unidade Curricular tem como principais objetivos fornecer dados conceptuais e metodológicos que permitam tomar conhecimento das questões mais relevantes que se colocam na prática da avaliação psicológica em contexto criminal. Mais pretende promover conhecimentos técnicos que permitam a compreensão de metodologias e de instrumentos de avaliação adequados a diferentes situações em contextos judiciais. Priviligiam-se neste contexto o estudo de casos práticos numa perspetiva de otimização das aquisições feitas.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A Unidade Curricular encontra-se fundamentada em aulas teóricas e práticas. Adotam-se os métodos expositivo, demonstrativo, interrogativo e ativo, favorecendo a participação dos alunos, o debate e a resolução de casos práticos.   Os estudantes com estatuto especial previsto em lei ou em regulamento que preveja a não obrigatoriedade de presença às aulas, mas que pretendam ser abrangidos pelo regime da avaliação contínua, devem informar o Professor da unidade curricular logo que tenham conhecimento deste facto, mas sempre com 90 dias de antecedência ao término das aulas, para que este defina outra forma de trabalho ou de acompanhamento, o qual poderá passar  pela realização de um trabalho escrito, apresentação de relatórios e/ou uma prova oral.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Browne, K.D., Beech, A.R., Craig, L.A. and Chou, Sh. (Eds). (2017). Assessments in Forensic Practice: A Handbook.USA: John Wiley. Drogin, E., et al. (2011). Handbook of Forensic Assessment. Hoboken, N.J.: John Wiley Goldwaser, A. M. and Goldwaser, E. (2019). The forensic Examination. A Handbook for the mental Helath Professionals. Springer International Publishing. Groth-Marnat, G. (2009). handbook of psychological assessement. NY: John Wiley. Heilbrun, K. Marczyk, G. R., & Davdi DeMatteo, D. (2009). Foundations of Forensic Mental Health Assessement. NY: Oxford University. Kocsis, R. N. (2013). An Introduction to criminal profiling. In J. B. Helfgott (Ed.), Criminal psychology, Vols 1,2,3, 4. Implications for juvenile justice, corrections and reentry. Paulino M. e Alho, L. (Coord.) (2018). Comportamento Criminal e Avaliação Forense. Lisboa: Pactor Turvey, B. (2012). Criminal Profiling: An introduction to behavioral evidence analysis, 4th ed. USA: Elsevier  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios