-
Apresentação
Apresentação
Esta uc, tal como as uc homónimas I e II, intenta levar aos alunos os conhecimentos complementares imprescindíveis à formação integral para o exercício da atividade profissional de criminólogo. Acentua-se o caráter prático, assente, novamente, na lecionação por especialistas com trabalho no terreno e ligação a instâncias públicas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6358-23397
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A. CRIMES SEXUAIS Enquadramento legal. Crimes contra liberdade sexual e autodeterminação sexual. Crimes conexos. Contextos de agressão e segmentos mais vulneráveis à vitimação. Vítimas adultas e crianças. Crimes dentro e fora da família. Pedofilia e gerontofilia. Caraterísticas dos agressores e ecologia do crime; redes sociais. Vítimas: caraterização e riscos. Denúncia; casos de silêncio: sofrimento - consequências. Culpabilização da vítima e fidelidade com o agressor. Securizar vítimas. Casos clínicos e forenses. B. CONSTRUÇÃO DE RELATÓRIOS Enquadramento. Captação do caso via processo. Contactos do criminólogo com advogado e psicólogo forense. Questões relevantes. Coordenadas do relatório: identificação do processo, sujeito, pedido: resposta apenas ao solicitado. Análise criminológica do caso. Conhecer o sujeito: personalidade e comportamento. Cooperação com técnicos de saúde mental. Descrição da relação sujeito-caso. Impacto criminológico. Formalismo de redação. Defesa. Role-play
-
Objetivos
Objetivos
Esta UC é a terceira unidade do Seminário de Temas Criminológicos (STC), continuando a traça assinalada nos antecedentes semestres. Mantêm-se os objetivos e o método de ensino, e espera-se que, nesta fase final da licenciatura, os estudantes manifestem maior destreza a lidar com os temas e, sobretudo, que estejam mais estimulados para as leituras, a reflexão e o debate. Trata-se de um ateliê de aproximação às práticas profissionais, que encerra o 1º ciclo e pretende dotar os alunos de competências para enfrentarem os desafios da pós-licenciatura. Os módulos desta edição do STC são: Crimes Sexuais; e Construção de Relatórios.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A avaliação reparte-se pelos seguintes elementos: (a) assiduidade às aulas teóricas, práticas e teórico-práticas, e participação nas mesmas; (b) a presença em todas as sessões que forem indicadas pelos professores, com a elaboração de pequeno trabalho em aula (40%); (c) a realização de uma frequência (60%). Para efeitos de ponderação da avaliação, a alínea (b) requer a participação e elaboração de relatório em todas as sessões, com o número máximo de 3.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Barus-Michel, J. (2007). Inceste et pédophilie, quelle jouissance, quel interdit? In Nouvelle revue de psychosociologie, nº 3, 209-223 Brito, B. (s/d). Manual CARE. Lisboa: APAV Konvalina-Simas, T. (2016). ?Profiling? criminal. Lisboa: Rei dos Livros Konvalina-Simas, T. (2017). Criminologia Forense. Lisboa: Rei dos Livros Lopes, J. M., & Milheiro, T. C. (2019). Crimes sexuais - Análise substantiva e processual. Coimbra: Almedina
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não