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Disciplina Cosmetologia Aplicada I

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular envolve conhecimentos de diversa natureza, desde as Ciências Básicas à Farmácia Galénica e à Dermatologia. Aprofundando muitos dos aspectos antes abordados em outros domínios, a disciplina de Cosmetologia Aplicada I pretende abranger a realidade da cosmética de protecção e da cosmética de decoração nos segmentos de mercado mais representativos (estética/perfumaria, parafarmácia), focando os princípios fundamentais subjacentes, desde a formulação e apresentação, à divulgação e utilização.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Unidade 1- Enquadramento Geral Aspectos históricos da formulação e utilização de cosméticos Unidade 2- A estrutura da pele e anexos e a sua importância na cosmetologia Unidade 3- A Cosmética de Proteção e higiene 2.2 Proteção cutânea-produtos de limpeza e higiene 2.3 Desodorizantes e anti-transpirantes Unidade 4- Cosmética capilar 3.1 Protecção capilar-produtos de limpeza e proteção 3.2 Produtos de Hidratação para o cabelo 3.3 Depilatórios Unidade 4- Cosmética decorativa
  • Objetivos

    Objetivos

    O aluno deverá adquirir competências para: - Reconhecer os aspectos mais importantes da legislação dos produtos cosméticos; - Conhecer a fundo a fisiologia cutânea; -Interpretar correctamente os rótulos dos produtos cosméticos; -Identificar as funções dos principais constituintes de uma formulação cosmética; -Interpretar as reivindicações cosméticas; -Reconhecer a qualidade de uma formulação cosmética; - Escolher os produtos mais adequados na cosmetologia e na estética.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Salas de aula invertidas, onde as aulas teóricas tradicionais são substituídas por conteúdo on-line interativo e discussões presenciais, promovendo a aprendizagem ativa e a compreensão mais profunda. Aprendizagem baseada em projetos, que permite que os alunos apliquem o conhecimento teórico aos desafios do mundo profissional, promovendo o pensamento crítico e as habilidades de resolução de problemas. "Serious games" para fazer avaliações rápidas de aquisição de conhecimentos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barata, E.A.F., (2018) Cosméticos- A cosmética, inovações e enquadramento legal, Lisbon, Lidel Serup, J. et al., (2006). Handbook of non-invasive methods and the skin, Second Edition, Boca Raton, CRC Press Dreher, F. et al, (2022). Handbook of Cosmetic Science and Technology, 5th Edition, Boca Raton, CRC Press  
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