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Disciplina Empreendedorismo e Gestão

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular está dividida em duas partes: a primeira aborda as principais Funções da Gestão e a segunda trata as noções essenciais do Empreendedorismo e Plano de Negócios.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Gestão: Conceito, funções e níveis; Tarefas e aptidões do gestor; Evolução da gestão; Ambiente da Empresa; Planeamento e gestão estratégica; Tomada decisão; Organização e estrutura organizacional; Determinantes da estrutura; Autoridade, influência e poder; Liderança e Comunicação; Cultura e mudança organizacional. 2. Empreendedorismo: Caracterização; O perfil do empreendedor; Empreendedorismo, Inovação e Desenvolvimento Económico; Intraempreendedorismo e empreendedorismo social; Novas tendências no Empreendedorismo; Identificação de oportunidades de negócio e geração de ideias; Segmentação e posicionamento; Vantagens competitivas; Desenvolver um modelo de negócio.    
  • Objetivos

    Objetivos

    Os principais objetivos desta unidade curricular são: Introduzir aos alunos os conceitos fundamentais relacionados com o exercício da gestão das organizações; A aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objeto de estudo do Empreendedorismo e da Inovação, e das diferentes abordagens conceptuais relacionadas com estes temas na atualidade e no futuro; A aquisição de conceitos necessários ao desenvolvimento do processo empreendedor: da ideia à criação do negócio, sua implementação e crescimento.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas serão teórico-práticas, sendo utilizada uma metodologia expositiva e reflexiva para a apresentação e discussão dos conteúdos, apoiada posteriormente numa metodologia de trabalho e na aplicação dos conceitos adquiridos em análise de casos com o objetivo de interpretar, filtrar informação, ter sentido crítico e criatividade. Os alunos irão discutir em sala de aula os temas abordados e realizar trabalhos em grupo e individuais. A metodologia eleita pretende ainda estimular os alunos a participarem ativamente nas aulas, desenvolvendo as suas capacidades críticas e as suas aptidões para um profícuo estudo autónomo.  Avaliação Contínua: comportamento e participação (20% da nota final), trabalho e apresentação (30%) e teste (50%).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Reis, F. L. (2020). Manual de Gestão das Organizações, teoria e prática com exercícios e casos de estudo. Lisboa: Edições Sílabo. Reis, F. L. & Reis, R. L. (2022). Manual de Estratégia Empresarial, Inovação e Empreendedorismo, com exemplos práticos e casos de estudo. Lisboa: Edições Sílabo. Silva, V. P. G. & Reis, F. L. (2021). Capital humano. Temas para uma boa gestão das organizações. Lisboa: Edições Sílabo.  
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