-
Apresentação
Apresentação
Esta UC oferece uma introdução ao Desenho e à Ilustração enquanto recursos expressivos, projectuais e reflexivos do Design. Através de exercícios que combinam a observação e o trabalho conceptual com a experimentação de técnicas, materiais e soluções expressivas , pretende-se expandir a cultura visual dos alunos, assim como propor ferramentas para pensar e agir no campo da ilustração.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-17189
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
. O esboço a partir da natureza e arquitectura; desenho de observação; transferência de imagens; frottages; colagens, etc; - Estruturas de visualização: Composição através do desenho e da recolha de materiais; manipulação de objetos e sua representação gráfica; - Características da forma gráfica; - Tipologias/ técnicas de registo gráfico de observação: desenho gestual, volumétrico, diagramático e de contorno. Imagem e texto: . Desconstrução e manipulação do desenho de uma letra até à abstracção. Espaço negativo e espaço positivo a partir da letra. . Caligramas e ideogramas. . A fotografia como referência e ferramenta para a produção de imagens.
-
Objetivos
Objetivos
. Expansão da cultura visual e da própria aceção do Desenho, através do contacto com diversos campos de conhecimento e produção (artes visuais; ilustração, banda desenhada, cinema, etc); . Reconhecimento da Ilustração como um processo especulativo; . Fomento de uma atitude reflexiva e crítica relativamente à comunicação visual e ao mundo em geral; . Desenvolvimento de competências e sensibilidade em termos de percepção e observação; . Criação de linguagens gráficas, assim como ambientes e composições, com o objectivo de compreender e concretizar uma relação entre o conceito e a imagem final; . Reconhecimento do papel da Ilustração no desenvolvimento e formalização de ideias no processo de design. . Promoção da criatividade e desenvolvimento do autoconhecimento e autoexpressão.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Construção de projecto de Ilustração em diálogo com entidade externa.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
. Chelsea, David (1997). Perspective for comic book artists. US: Watson-Guptill. . Edwards, Betty (2012) Drawing on the Right Side of the Brain. Tarcher Perigee . Fauchon, M., Ganon, R. (2021) Illustration Research Methods. Bloomsbury Publishing. . Kaupelis R (1992) Experimental Drawing Techniques - 30th Anniversary edition. August- Watson-Gutpill . Molina, J.J. (2006). Las Lecciones de Dibujo. Cátedra. . Rattemeyer, Christian (2013) Vitamin D2: New Perspectives in Drawing. Phaidon . Von Calhau (2015). O Rato Retórico Ritualiza Rôto o Rutilo . Culturgest . New, J. (2005). Drawing from life, The journal as art. New York: Princeton Architectural Press- . Robertson, S. (2013) How to Draw: Drawing and Sketching Objects and Environments from Your Imagination. Design Studio Press. . Sheinberger, F. (2017). Dare to Sketch, A Guide to Drawin g on the Go. Watson-Guptill.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não