-
Apresentação
Apresentação
Esta UC propõe abordagens alternativas à história do design gráfico, desafiando narrativas lineares, o culto do herói e uma visão universal e canónica da história amplamente disseminada durante o século XX. Adoptando leituras sociais e políticas dos contextos específicos através dos quais a disciplina progride, a UC Histórias do Design utiliza uma variedade de diferentes lentes para pensar, desafiar e reescrever histórias, vendo-a como uma ferramenta essencial para a prática do design. Desde revisões feministas à história do design, com um foco particular em Portugal, até a uma análise do legado Sul-americano e à especificidade do design gráfico na Península Ibérica, esta UC proporciona espaço para histórias apagadas e marginalizadas, partilhando com os alunos métodos e ferramentas para desenvolver o uso de, e investigação sobre, história do design.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT93-27138
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
. Introdução a contra-narrativas e as margens da história para além do cânone. História contra a universalidade. . Contextualização política das histórias do design e descolonização de bibliografias. . História do design sul-americana, nas suas ligações com a cultura mais lata, incluindo música, cinema e literatura. . Problemas de sub, sob e má representação na ilustração com variadas influências e ideologias políticas. . Revisão feminista à história do design gráfico português, incluindo desafios e métodos para uma representação contra-hegemónica. . Design gráfico na Península Ibérica, com um foco nas políticas em uso, a implementação da democracia e o pós-modernismo sem modernismo
-
Objetivos
Objetivos
. Questionar semelhanças e comportamentos-chave em trabalhos de design gráfico produzidos em contextos sociais, políticos e históricos variados. . Aplicar e articular conceitos teóricos em relação a métodos, abordagens e trabalhos apresentados em aula. . Identificar e situar estilos nas várias esferas que afetam a sua produção. . Interrelacionar diferentes períodos históricos, reconhecendo falhas, desafios e métodos que ligam a história à prática. . Compreender o papel do design gráfico na sua relação com a cultura visual e política, bem como enfatizando ideologias. . Aplicar vários métodos analíticos a objectos através de escrita, demonstrando conhecimento sobre as estruturas de poder em uso.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
. Intercâmbio com outras escolas de design europeias, informando o currículo da UC (e.g. design ibérico). . Parceria com instituições culturais e arquivos de design, utilizando estes recursos e infraestruturas em aula.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
. Levit, B. (2021) Baseline Shift Untold Stories of Women in Graphic Design History. Princeton Architectural Press. . Pater, R. (2021) CAPS LOCK: How Capitalism Took Hold of Graphic Design, and How to Escape from It. Valiz. . Scotford, M. (1994) Messy History vs Neat History: Toward an Expanded View of Women in Graphic Design. In: Visible Language 28:4, pp. 368-388. . Toppins, A. (2025) Thinking through Graphic Design History: Challenging the canon. Bloomsbury.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não