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Disciplina Teoria e Crítica do Design

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular “Teoria e Crítica da Arte” insere-se no campo teórico-reflexivo do curso de Licenciatura em Design de Comunicação, fornecendo uma base sólida para o pensamento crítico, análise e contextualização histórica e cultural de objetos visuais e utilitários. A UC explora a arte e o design como campos interligados, essenciais para a compreensão da produção material e simbólica na sociedade contemporânea. A sua pertinência no plano de estudos reside na capacitação do estudante para interpretar criticamente o mundo dos objetos, ampliando a sua perceção estética, funcional, histórica e ideológica, numa perspetiva transdisciplinar que reforça a prática do design com sentido crítico e fundamentação teórica.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      Introdução à teoria e crítica da arte e do design: conceitos e métodos A história do objeto utilitário: origens, evolução e significados Análise crítica de produtos de uso quotidiano: função, forma e simbolismo Produção industrial, materiais e processos fabris Sustentabilidade, ergonomia e acessibilidade Obsolescência programada, consumo e cultura material Fundamentos da crítica: discurso, argumentação e retórica Técnicas de apresentação, debate e comunicação crítica  
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que o estudante desenvolva competências de análise crítica e argumentação teórica a partir da observação e investigação de objetos do quotidiano, relacionando-os com contextos históricos, sociais, culturais e tecnológicos. Os alunos adquirirão aptidões de pesquisa autónoma, comunicação oral e escrita, reflexão estética, ética e funcional, e a capacidade de contextualizar a evolução dos objetos no âmbito da arte e do design. Visa-se igualmente estimular o pensamento crítico e a construção de juízos informados sobre produtos culturais e industriais.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC adota uma metodologia ativa e centrada no aluno, com base em projetos de investigação aplicada. Os estudantes selecionam seis objetos de uso diário como ponto de partida para a construção do trabalho teórico, promovendo a aprendizagem pela experiência e pela pesquisa. As aulas são compostas por sessões expositivas curtas, momentos de debate orientado, apresentações interativas e feedback em grupo. O uso de recursos visuais, estudos de caso e a articulação com visitas ou observações in loco de objetos potencia a ligação entre teoria e prática. A oralidade é estimulada como forma de desenvolvimento da expressão crítica e argumentativa.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Barthes, R. (1980). Mitologias. Lisboa: Edições 70. Forty, A. (2004). Objetos de desejo: design e sociedade desde 1750. Lisboa: Edições 70. Findeli, A. (1994). A Questão Epistemológica no Design: uma Hipótese e uma Proposta. Projeto, 18, 3-11. Sudjic, D. (2009). The Language of Things. New York: W. W. Norton & Company.
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