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Disciplina Pesquisa de Tendências

  • Apresentação

    Apresentação

    As tendências cobrem transversalmente vários aspectos da sociedade: o consumo, mas também a política, os fenómenos sociais, as estratégias económicas, os hábitos locais, a vida cultural, a evolução demográfica, as descobertas científicas, os usos e as atitudes. Propomo-nos transmitir conhecimentos que permitam interpretar esses sinais da sociedade e traduzi-los sob a forma apresentações coerentes e dirigidas a públicos-alvo específicos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Cool Hunting x Forecasting; Trendsetter; Zeitgeist; Pesquisa de tendências; Pesquisa Intuitiva de tendências; Análise precisa; Inspiração para o Design; Comportamento do Consumidor; Noções sobre o processo de definição de tendências; Difusão de tendências; Agências mundiais de tendências; Como definir, analisar e escolher uma tendência; Meios de comunicação e Redes sociais.
  • Objetivos

    Objetivos

    Capacidade de pesquisar e trabalhar influências; Capacidades de seleccionar e interpretar tendências; Capacidade de pesquisa intuitiva de tendências; Capacidade para fazer análises precisas; Capacidade para trabalhar inspiração para design; Capacidade de usar diferentes metodologias de tratamento da informação; Reconhecer a importância do trabalho prático e da intuição no processo criativo; Domínio das metodologias e técnicas de prospecção de tendências; Domínio das metodologias e técnicas de apresentação de tendências;
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspetos da pesquisa e análise de tendências. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos, a realizar em aula e em regime de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo uma investigação, planeamento e execução. A Avaliação é contínua, obrigando os alunos a respeitarem as regras da pontualidade. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gilles, L. (2010). O Império do Efémero. Portugal: Publicações D. Quixote. Godart, F. (2012). Sociología de la Moda. Barcelona: Edhasa. Lipovetsky, G. (2010). O Império do Efémero: A moda e o seu destino nas sociedades modernas. Alfragide, Portugal: Publicações Dom Quixote Simmel, G. (2005). As grandes cidades e a vida do espírito (1903) MANA, 11(2):577 591 Simmel. Society, consumption and spectacle v. 5 (3), pp. 10 – 23 Svendsen L. (2010). Moda, uma Filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor Ltda
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