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Disciplina Design de Moda III

  • Apresentação

    Apresentação

    - Compreender o Conceito de Sustentabilidade; - Conceito de sustentabilidade como ponto de partida para a realização de coleções; - Criar coleções seguindo todas as etapas do processo metodológico – desde a pesquisa inicial até à realização de um protótipo; - Saber identificar matérias primas e processos de produção sustentáveis; - Desenvolver projetos que considerem as preocupações ambientais, sociais, humanitárias, etc; - Compreender o gender neutral na Moda; - Elaborar uma coleção capsula de t-shirts gender neutral; - Elaborar uma coleção gender neutral; - Utilizar com segurança e rigor o software e hardware de corte a laser; - Executar protótipo de acessório de moda bem acabado e funcional;
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceito de Sustentabilidade; 2. Materiais e processos sustentáveis; 3. Sustentabilidade na Moda; 4. Processo de Design de uma Coleção com preocupações ambientais: a. Pesquisa b. Definição do Conceito c. Criatividade: desenvolvimento de painéis: Storyboard; Moodboard; Painel de Tendências; Painel de cores; Painel de Materiais e Aviamentos d. Sketchbook e. Processo criativo f. Protótipo 5. Processo de desenvolvimento de uma coleção capsula de T-shirts gender neutral; 6. Desenvolvimento de dossier de uma coleção capsula de T-shirts gender neutral; 7. Processo de desenvolvimento de uma coleção gender neutral; 8. Desenvolvimento de dossier de uma coleção sustentável e uma coleção gender neutral; 9. Desenho, prototipagem e produção de acessório de moda original;
  • Objetivos

    Objetivos

    Sa¿o objetivos desta UC: - Saber realizar uma pesquisa em design de moda; - Definir conceitos como ponto de partida para a realizac¿a¿o de uma colec¿a¿o numa lo¿gica de produto gender neutral direcionado para um produto conceptual/ design de autor; - Criar colec¿o¿es seguindo todas as etapas do processo metodolo¿gico desde a pesquisa inicial ate¿ a¿ realizac¿a¿o de um proto¿tipo; - Saber identificar pu¿blico-alvo e marcas concorrentes; - Desenhar pec¿as de vestua¿rio complementadas por acesso¿rios ou calc¿ado: esboc¿os, croquis e componentes te¿cnicas; - Explorar materiais (tecidos, na¿o tecidos e outros) e formas de manipulac¿a¿o; - Saber elaborar um dossier para uma colec¿a¿o gender neutral.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes do Design de coleções. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução. Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    FAERM, S., Curso de Design de Moda – Princípios, prática e técnicas, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2012 JONES, Sue Jenkyn, Fashion Design – O Manual do estilista, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2005 JONES, T., Fashion Now, Taschen, Colónia, 2003 RENFREW, E. and C., Creación de una colección de moda, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2010 SEIVEWRIGHT, S., Pesquisa e Design, Bookman, Porto Alegre, 2009 YATES, J.; Gustavsen, D., Profissão Moda, Editorial Gustavo Gili, Barcelona, 2013
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