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Disciplina Sociologia da Moda e do Consumo

  • Apresentação

    Apresentação

    Distinguir a tipologia do pensamento sociológico e do consumidor, e saber realizar diferentes tipos de analogias e interpretações, fazer análise crítica dos dados provenientes do comportamento social e como estes afetam os atos de consumo, bem como compreender a sua relevância. É facultado, ainda, o enquadramento conceptual que permitirá aos estudantes conhecerem a estrutura destes elementos e poder observar para mais tarde aplicar.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O que é a sociologia; pensamento sociológico; Interligação entre a sociologia e a moda; Os movimentos sociais que mais influenciaram a moda. Discussão de temas atuais como slow e fast fashion, sustentabilidade, moda global; Conceito de Moda na sociedade contemporânea; papel social da moda urbana; a era do hiperconsumo;  
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular de Sociologia da Moda e do Consumo pretende fomentar nos estudantes a aquisição de conhecimentos, e o desenvolvimento de competências, que lhes permitam conhecer o conceito de sociologia de moda, como funciona, que efeitos tem no consumidor, a sua estrutura e segmentação.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas privilegia-se, também, o trabalho de grupo, de forma a desenvolver competências, quer individuais, quer sociais. O processo de avaliação é contínuo, de forma a aferir com regularidade a aquisição dessas competências. Avaliação de frequência: trabalho 1 (10%) + trabalho 2 (20%) + trabalho final escrito (50%). O estudante que falhe injustificadamente 25% das entregas intermédias, será excluído da avaliação contínua e a entrega de trabalhos com mais de 24H de atraso implica o desconto de dois valores na nota do referido trabalho. Não são aceites trabalhos com mais de 24H de atraso. Os estudantes com estatuto trabalhador têm que cumprir os momentos de avaliação nas datas estipuladas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BARTHES, F. (1963). O sistema da Moda. 1981, Ediç¿es 70, Lisboa.  BARNARD, Malcolm. (2003). Moda e Comunicação. Rio de Janeiro, Rocco, Brasil.  BAUMAN, Zygmunt (2007), Vida de Consumo. Fondo de Cultura Económica. DUARTE, Cristina L. (2004), O que é Moda. Lisboa: Quimera Editores. ENTWISTLE, Joanne (2002), El Cuerpo y la Moda. Una Visión Sociológica. Barcelona, Paidós Contextos. LIPOVETSKY, Gilles. (1987). O império do Efémero - A moda e o seu destino nas sociedades modernas. D. Quixote, Lisboa.  
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