filmeu

Disciplina Pós-produção de Imagem de Moda

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Pós-Produção de Imagens de Moda visa desenvolver o sentido critico e sensibilidade estética na análise e criação de imagens de moda, apresentando tendências e práticas de fotógrafos, marcas e designers envolvidos na indústria. Em paralelo e de forma articulada, a componente prática da UC procura introduzir os fundamentos da imagem digital e capacitar estudantes no uso de softwares de tratamento e processamento de imagem, com o objetivo de planear e levar a cabo uma comunicação consciente e eficaz das suas produções em função de um portefólio e tirando proveito dos media digitais.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Enquadramento da imagem de moda no panorama sociocultural contemporâneo;  Fotografia de Moda; formas de trabalhar, da pré-produção à pós-produção; a comunicação pós-digital, novos desafios e potencialidades; Apresentação de casos práticos: planeamento, captura de imagem, pós-produção. Fundamentos da imagem digital (resolução, tamanho/peso, modos de cor, formatos de imagem); Introdução a softwares de pós-produção; preparação de imagens para diversos outputs: impressão, portefólio e plataformas digitais.
  • Objetivos

    Objetivos

    No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de identificar tendências na área da fotografia de moda, enquadrando criticamente a imagem de moda no panorama sociocultural contemporâneo. Deverão identificar técnicas e procedimentos envolvidos na concepção, produção e pós-produção das imagens e a cultura visual subjacente. Deverão compreender conceitos básicos de imagem digital; aprender procedimentos de pós-produção de imagens fotográficas, utilizando softwares de processamento e manipulação de fotografias digitais. Deverão saber reconhecer os desafios e as potencialidades da pós-produção na conceção e concretização de imagens de moda para a promoção de marcas e produtos.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão analisados diversos aspectos da imagem de moda, do ponto de vista conceptual e técnico, reforçando a intrínseca relação entre estes dois campos que conduzem da idealização à concretização. Haverá aulas dedicadas à introdução dos fundamentos da imagem digital, com elaboração de exercícios cujo objetivo será pôr em prática aquilo que é exposto. Os trabalhos propostos para avaliação terão o acompanhamento dos docentes porém, deverão ser contabilizadas horas de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução. Fomenta-se uma prática integrada, articulada com outras Ucc em que aprendem fazendo e sendo os docentes facilitador das aprendizagens.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Galer, Mark. Fashion Photography: A Guide to the Techniques and Styles. Barthes, Roland. The Fashion System. Evans, Caroline. Photographers of Fashion. Blanchard, Tamsin. Fashion Image: From Concept to Creation. Lasa, Paulina. Fashion Photography 101: A Guide to Developing Your Digital Photography Skills.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios