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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Pós-Produção de Imagens de Moda visa desenvolver o sentido critico e sensibilidade estética na análise e criação de imagens de moda, apresentando tendências e práticas de fotógrafos, marcas e designers envolvidos na indústria. Em paralelo e de forma articulada, a componente prática da UC procura introduzir os fundamentos da imagem digital e capacitar estudantes no uso de softwares de tratamento e processamento de imagem, com o objetivo de planear e levar a cabo uma comunicação consciente e eficaz das suas produções em função de um portefólio e tirando proveito dos media digitais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6277-22999
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Enquadramento da imagem de moda no panorama sociocultural contemporâneo; Fotografia de Moda; formas de trabalhar, da pré-produção à pós-produção; a comunicação pós-digital, novos desafios e potencialidades; Apresentação de casos práticos: planeamento, captura de imagem, pós-produção. Fundamentos da imagem digital (resolução, tamanho/peso, modos de cor, formatos de imagem); Introdução a softwares de pós-produção; preparação de imagens para diversos outputs: impressão, portefólio e plataformas digitais.
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Objetivos
Objetivos
No final do semestre os estudantes deverão ser capazes de identificar tendências na área da fotografia de moda, enquadrando criticamente a imagem de moda no panorama sociocultural contemporâneo. Deverão identificar técnicas e procedimentos envolvidos na concepção, produção e pós-produção das imagens e a cultura visual subjacente. Deverão compreender conceitos básicos de imagem digital; aprender procedimentos de pós-produção de imagens fotográficas, utilizando softwares de processamento e manipulação de fotografias digitais. Deverão saber reconhecer os desafios e as potencialidades da pós-produção na conceção e concretização de imagens de moda para a promoção de marcas e produtos.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através de apresentações visuais e exemplificativas serão analisados diversos aspectos da imagem de moda, do ponto de vista conceptual e técnico, reforçando a intrínseca relação entre estes dois campos que conduzem da idealização à concretização. Haverá aulas dedicadas à introdução dos fundamentos da imagem digital, com elaboração de exercícios cujo objetivo será pôr em prática aquilo que é exposto. Os trabalhos propostos para avaliação terão o acompanhamento dos docentes porém, deverão ser contabilizadas horas de trabalho autónomo. A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução. Fomenta-se uma prática integrada, articulada com outras Ucc em que aprendem fazendo e sendo os docentes facilitador das aprendizagens.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Galer, Mark. Fashion Photography: A Guide to the Techniques and Styles. Barthes, Roland. The Fashion System. Evans, Caroline. Photographers of Fashion. Blanchard, Tamsin. Fashion Image: From Concept to Creation. Lasa, Paulina. Fashion Photography 101: A Guide to Developing Your Digital Photography Skills.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim