-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular tem um âmbito teórico e prático, e visa transmitir, com algum detalhe, tanto os conhecimentos sobre os fundamentos, conceitos, pensamento e reflexão estratégica, como os princípios relacionados com a análise, formulação e organização e implementação de uma estratégia numa empresa, assim como a apresentação de casos que facilitem a aprendizagem e a operacionalização dos conceitos e modelos analíticos, à luz da complexidade e das incertezas subjacentes à economia e à dinâmica empresarial atuais.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT32-2580
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Parte I: Análise Estratégica Cap. 1 - O que é a Estratégia. A estratégia face à transformação digital, ambiental e à inovação. Estratégia e criação de valor sustentável Cap. 2 - Gestão e Planeamento Estratégico nas Organizações Cap. 3 - Análise do Ambiente Externo Cap. 4 - Análise do Ambiente Interno Parte II: Formulação da Estratégia Cap. 5 - Estratégias de Negócio e Funcionais Cap. 6 - Estratégias Corporativas Cap. 7 - Estratégia Internacional Cap. 8 - Estratégia Oceano Azul Parte III: Implementação e Controlo da Estratégia Cap. 9 - Implementação da Estratégia Cap. 10 - Estruturas Organizacionais Cap. 11 - Cultura Organizacional Cap. 12 - Avaliação e Controlo da Estratégia
-
Objetivos
Objetivos
Compreender a base concetual e analitica da estratégia empresarial relacionada com a análise estratégica, formulação, organização, implementação e controlo da estratégia Discutir os fundamentos e conceitos da estratégia num contexto amplo (mercado, tecnologia e regulação). Conhecer os principais modelos e instrumentos subjacentes à formulação, organização e implementação da estratégia Interpretar as dinâmicas empresariais com alcance estratégico nas organizações Aplicar os conhecimentos adquiridos na explicação das decisões e ações com caráter estratégico Facilitar a aprendizagem da estratégia através daanálise de casos.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
São adotadas metodologias inovadoras centradas no aluno, que combinam a exposição da matéria com a autoaprendizagem e a reflexão crítica sendo os alunos suscitados a efetuar pesquisas em sites, revistas e outras publicações especializadas em relação a temas relevantes para a UC.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cardeal, Nuno (2024), Pensamento estratégico (4ª edição), UCP Editora, Lisboa, ISBN:97897225409947 Freire, Adriano (2020). Estratégia, Criação de Valor Sustentável em Negócios Tradicionais e Digitais, Bertrand Editora, ISBN:9789722540759 Teixeira, Sebastião (2020). Gestão Estratégica, 2ª Edição, Escolar Editora, Lisboa:,ISBN: 978-972-592-563-8
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não