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Apresentação
Apresentação
Estimação de Modelo de Regressão com series Temporais. Aplicações focadas no dominio da Macroeconomia e Economia Financeira com uso do software STATA.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT32-3954
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.. Autocorrelação 1.1. Natureza do problema 1.2. O processo auto-regressivo de 1ª ordem 1.3. Testes de detecção: de Durbin-Watson, de Breusch-Godfrey 1.4. Métodos de estimação 2. Modelos com Variáveis Desfasadas 2.1. Modelos de desfasamentos distribuídos 2..2. Transformação de Koyck 2..3. Modelos de ajustamento parcial 2.4. Modelos de expectativas adaptativas 2.5. Estimação de modelos auto-regressivos 3. Modelos estacionários e não-estacionários univariados 3.1. Estacionariedade e Testes de raízes unitárias 3.2. Modelos ARMA/ARIMA 4. Modelos de heteroscedasticidade condicionada e volatilidade: ARCH/GARCH 5. Modelos estacionários e não-estacionários multivariados 5.1. Modelos multivariados VAR (Vector auto-regression) 5.2. Causalidade de Granger e Cointegração, 5.3. Modelos VECM (vector error correction models) e Método de Johansen;
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Objetivos
Objetivos
- Aprofundar o conhecimento de matérias econométricas essenciais para a realização de trabalhos de natureza teórica e empírica, sejam eles baseados em dados temporais. - Saber aplicar as mais recentes técnicas econométricas na análise de diversos problemas de índole económica e financeira. - Desenhar e desenvolver estratégias que permitam adaptar os métodos estudados a problemas concretos que sempre se enfrenta em aplicações práticas, tais como por exemplo, falta de dados, dados com ruído, problemas de endogeneidade, correlações espúrias
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As abordagens estão voltadas principalmente para o desenvolvimento de competências econométricas avançadas. Esta perspetiva requer o entendimento dos mecanismos próprios das técnicas econométricas e o domínio da análise económica. Para alcançar estes requisitos, procura-se consolidar e desenvolver as bases teóricas e as capacidades analíticas dos estudantes. As aulas são apoiadas na leitura de material pedagógico e de investigação, PowerPoints com os tópicos relevantes das lições, palavras-chave e análise e discussão de problemas práticos associados à investigação empírica em Economia. O modus operandi utilizado no processo de ensino-aprendizagem procura incentivar os alunos a participar ativamente nas aulas. As aulas práticas focam-se na resolução de exercícios e na recolha e tratamento de dados económicos. Estas aulas visam promover o debate com base em argumentos analíticos, bem como na síntese, no pensamento crítico e na proficiência da comunicação oral
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Asteriou, Dimitrios e Hall, Stephen G., Applied Econometrics, Palgrave Macmilan, 3rd Ed., 2015. Wooldridge, J.M. (2015), "Introductory Econometrics: A Modern Approach", 7th Ed., Cengage Leraning (2020),
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não