filmeu

Disciplina Empreendedorismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC justifica-se amplamente pela importância do tema em termos económicos, sociais e ambientais. Com efeito, cada vez é mais relevante incentivar a criação de novos negócios e, isto atendendo à dificuldade, cada vez maior em conseguir obter um emprego. A área da gestão deve não apenas ensinar a gerir empresas mas também a criá-lasc. A UC expõe um conjunto de elementos e propõe a elaboração de um plano de negócios que serão peças essenciais para a criação de novos negócios.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1 Empreendedorismo Conceitos; Uma perspetiva global sobre o empreendedorismo; Intraempreendedorismo e empreendedorismo social;  O perfil do empreendedor; A cultura empreendedora e a sua promoção; Métricas de empreendedorismo. 2 O processo empreendedor Identificação de oportunidades de negócio;Geração de ideias. Avaliação das oportunidades de  negócio; Recursos para o desenvolvimento do negócio; O modelo de negócio.  3- O plano de negócios Importância, objetivos e componentes. 4- Elaboração do plano de negócios 5- Obtenção e fontes de financiamento.
  • Objetivos

    Objetivos

     Aquisição das bases teóricas que permitem a compreensão do objecto de estudo do Empreendedorismo e da Inovação, e das diferentes abordagens conceptuais relacionadas com estes temas na actualidade e no futuro. Sensibilização dos alunos para a relevância do empreendedorismo e da criação de empresas. Aquisição de conceitos necessários ao desenvolvimento do processo empreendedor: da ideia à criação do negócio,sua implementação e crescimento.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Análise expositiva de conceitos. Discussão de casos concretos de empreendedorismo. Incentivar o espírito crítico e o espírito empreendedor.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2011). Criar Modelos de Negócio, 2ª edição, D. Quixote. Farah, O. E., Cavalcanti, M., & Marcondes, L. P. (2020). Empreendedorismo estratégico: criação e gestão de pequenas empresas. Cengage Learning. Dornelas, J. (2021). Empreendedorismo transformando ideias em negócios. 8 ed., São Paulo: Empreende Editora. Alves, A., & Baravelli, V. (2021). Empreendedorismo e modelos de negócios. São Paulo: Editora SENAC.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios