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Disciplina Rugby (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Opção, no âmbito do Rugby visa dotar os estudantes de competências deontológicas, relacionais, pedagógicas e técnicas requeridas para o exercício eficaz de atividade profissional, com o objetivo geral de orientar os praticantes no treino e na competição. Assim, salientam-se as competências de planear, organizar, implementar e avaliar a atividade dos praticantes no contexto de treino e de competição, tanto na perspetiva "micro" como nas perspetivas "meso" e "macro", esta última concretizada no planeamento anual, em concordância com as exigências particulares do contexto e nível de prática onde atua. Estas competências requerem, por sua vez, o conhecimento aprofundado do processo de desenvolvimento desportivo de longo prazo do praticante, bem como o domínio dos métodos de avaliação, controlo e monitorização do processo de treino e de competição.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Rugby e as suas vertentes  Desenvolvolvimento do conhecimento do Rugby em Portugal, das vertentes de XV e 7's, e das vertentes simplificadas 2. Avaliação e diagnóstica Saber avaliar o nível dos alunos/atletas e desenvolverem a capacidade de identificar os fatores essenciais para a sua evolução. 3. Dominantes técnicas Dominarem as Dominantes Técnicas do Rugby, formas de aplicação e fatores chave associados 4. Movimento geral do jogo Conhecimento das formas jogadas da modalidade - táticas ofensivas e defensivas 5. Organização de Torneios Desenvolvimento e acompanhamento de todas as vertentes inerentes à construção de um torneio de Rugby
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Demonstrar competências na conceção e gestão do exercício, nas técnicas de comunicação e gestão do grupo. 2 Dominar a metodologia do treino do rugby ao nível das dominantes técnicas individuais e coletivas; jogar em pé, jogar no chão, jogar ao pé, formação ordenada e alinhamento. 3 Demonstrar competências de treino em situação de prática pedagógica. 4. Utilizar os jogos condicionados como método para o treino do jogo. 5 Interpretar os indicadores da análise de jogo e aplicar as táticas ofensivas e defensivas. Demonstrar competências no planeamento da época e das sessões de treino. 6. Aplicar as normas de segurança e gestão do contacto e implementar os procedimentos em caso de acidente. Conhecer e aplicar as leis do jogo nas situações de treino e de jogo de XV e Sevens. 7 Conceber e implementar sessões de treino físico integrado de transferência por posição. 8 Ter um conhecimento aprofundado de todo o funcionamento do Rugby em Portugal
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Acompanhamento e discussão das sessões de treino lideradas pelos alunos em ambiente de Clube. Possibilidade de intervenção em ambiente de treino após discussão de cenários observados. Acompanhamento na prwepareação de Torneios de Rugby Junvenil.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Rugby (2009), Leis do jogo de Rugby, Edição: CEFD International Rugby Board (2010), Rugby Ready, IRB: Ireland Garcia, H., Moura, J. (2011), Rugby na Escola: Tag Rugby, FPR/DGIDC/DE: Lisboa Damasceno, N. & Moreira, M. (2011) Caderno de Exercícios Rugby (Ficha Técnica - Federação Portuguesa de Rugby ) . Lisboa Federação Portuguesa de Rugby. (2014). Compreensão e Lógica do Jogo
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