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Apresentação
Apresentação
Desenvolvimento dos elementos necessários a uma formação científica e pedagógica na área da Educação Física e Desporto Escolar, aliada à indispensável aquisição de competências específicas fundamentais que correspondam a um saber que o professor / treinador deve possuir para intervir com competência no processo global e de elevada complexidade que é a formação e preparação dos alunos / atletas.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 12
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-1-15848
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Organização e Regulamentação Federativa Didática Especifica (Conteúdos e exercícios específicos; parâmetros que constituem os exercícios; unidade de treino Treino Físico Específico Aplicação dos princípios do treino no voleibol Técnica - Enquadramento do treino da técnica e seus objetivos; Técnicas Tática individual e coletiva (Sistemas de jogo; Estrutura funcional do jogo; Jogo formativo 6X6; Complexo I e complexo II; Treino tático) Técnicas do treinador - Técnicas de manipulação de bola Direção e orientação de equipa - a preparação e condução da participação nas competições (antes, durante e depois dos jogos) Voleibol de praia – Técnica e tática Observação, análise e estatística Desporto para pessoas portadoras de deficiência Atividades complementares: . Observação, sempre que possível em direto, de jogos das competições nacionais e internacionais de mais elevado nível . Colóquios e ações de formação dos vários setores da comunidade do voleibol
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Objetivos
Objetivos
Identificar os diversos regulamentos federativos e o seu âmbito de aplicação. Analisar, identificar e descrever as determinantes para a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em situações de jogo reduzido condicionado e formal. Identificar, dominar e utilizar a terminologia específica da modalidade, bem como as relações e dependências existentes entre as grandes fases do jogo - complexo I (KI) e complexo II (KII). Reconhecer o jogo como meio principal a utilizar no respetivo ensino, estruturando situações de superação, progressão e especialização, em função do nível de qualidade dos seus praticantes. Desenvolver a interpretação das fases de aprendizagem do jogo. Dominar cada uma das técnicas do treinador. Elaborar, aplicar e avaliar as unidades de treino. Desenvolver os conhecimentos básicos ao nível do Voleibol de praia. Interpretar o desporto como forma de integração e capacitação - desporto para pessoas portadoras de deficiência.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Utilização de meios tecnológicos como o Vert, Gps, Kinovia e Telemóvel.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Araújo D. (2005). O Contexto da Decisão. A acção táctica no desporto. Visão e Contextos. Garganta, J.(1995). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In A. Graça & J. Gonçalves, J.(2009). Voleibol – Ensinar jogando. Lisboa: Livros Horizonte. Gozansky, S.(2001). Volleyball coach’s survival guide. Paramus, NJ: Parker Publishing Company. Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, Federação Portuguesa de Voleibol (2013). Programa Nacional de Formação de Treinadores – Referenciais de Formação de Voleibol – Grau II. Mesquita, I.(2005). A contextualização do treino no Voleibol: a contribuição do construtivismo. In D. Araújo (Ed.), O Contexto da decisão. A acção táctica no desporto. (pp. 355-378). Lisboa: Visão e Contextos, Lda. Mesquita, I., Guerra, I., & Araújo, V. (Eds.). (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Porto: Centro de Estudos e Formação Desportiva
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não