Disciplina Atividades Aquáticas - Adaptação ao Meio Aquático, Natação e Hidroginástica (Opção I - ramo Educação Física e Desporto Escolar)
-
Apresentação
Apresentação
Portugal é um país indubitavelmente ligado à água ¿ elemento que constitui 50% das suas fronteiras, em que cresce o acesso aos espaços fluviais e em que, desde a década de 90, proliferam os espaços aquáticos edificados. Nestes, as atividades aquáticas associadas ao lazer e à promoção do bem-estar desempenham um importante papel que justifica a preparação de técnicos especializados que, de uma forma harmoniosa, integrem nos fundamentos da sua intervenção, para além das competências de uma liderança segura, os pressupostos biomecânicos e fisiológicos, pedagógicos e inerentes ao desenvolvimento humano, assim como um conhecimento do contexto profissional de forma a perceber a sua sustentabilidade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-15978
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
As atividades aquáticas enquanto atividade económica - equilíbrio entre a pedagogia e a gestão comercial. Critérios de qualidade das instalações. Os riscos e benefícios das práticas aquáticas no contexto da saúde/desenvolvimento. Enquadramento histórico e pedagógico da natação para bebés. Relação maturação/aprendizagem. Os skills aquáticos nas dimensões propulsão, respiração, equilíbrio e orientação subaquática. O conceito ¿aquatic readiness¿. Metodologia da natação para bebés. A condução pedagógica em idade pré-escolar. Análise da eficiência de nado, avaliação, definição de objetivos e prescrição nas técnicas da natação pura. O Polo-Aquático, Natação Sincronizada e Natação de Salvamento no contexto do fitness: o processo de ensino-aprendizagem. Hidroginástica: enquadramento; hidrodinâmica e fisiologia aplicada; aplicação musical; partes da aula e respetivos desenvolvimentos; equipamentos de flutuação e de resistência; variantes da aula base; trabalho com populações específicas.
-
Objetivos
Objetivos
Procura-se que o aluno demonstre competências de condução das diferentes formas de atividade aquática em piscina, da adaptação ao meio aquático e ensino aprendizagem da natação em contexto do desporto de participação, à intervenção no âmbito da hidroginástica e com populações especiais, com base na promoção de uma capacidade de avaliação diagnóstica dos sujeitos, no planeamento cientificamente fundamentado e no desenvolvimento da capacidade de liderança da atividade durante a sua implementação. Procura-se ainda que o aluno seja conhecedor dos contextos reais e concretos onde as atividades acontecem, manifestando conhecer os critérios de qualidade das mesmas, bem como dos critérios da sua sustentabilidade económica.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Usamos métodos afirmativos, com recursos multimédia (texto, imagem e vídeo), na exposição de conteúdos teóricos e interrogativos e ativos na análise de casos concretos decorrentes da presença de crianças em aula (na adaptação ao meio aquático - AMA) e da lecionação recíproca (na natação e hidroginástica). Avaliação em AMA e Natação: 8 Testes escritos (25%); Desempenho pedagógico (12%); Dossier de grupo: relatórios do trabalho em AMA (12%) e em natação (9%); Participação em aula e assiduidade (2%) Avaliação em Hidroginástica: Participação e organização (14%) - Fichas de aplicação prática em grupo; Trabalhos de pesquisa e respetiva apresentação prática em grupo; Apresentação de aulas práticas individuais no final de cada semestre; Assiduidade. Prática pedagógica (14%) - Estágio integrado em classes de hidroginástica 2 Frequências (12%)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aquatic Exercise Association (2018). Aquatic Fitness Professional Manual (7th Edition). A Resource Manual for Aquatic Fitness Instructors. Champaign, Illinois: Human Kinetics. Chollet, D. (2003). Natación Deportiva. Barcelona: Inde. Santos, C. & Veloso, E. (2015). Educação Aquática do bebé - o programa (2ª ed.). Porto Salvo: Edições Manz
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não