-
Apresentação
Apresentação
Esta e¿ a Unidade Curricular que procurara¿ desenvolver e exercitar um dos objectivos essenciais na formac¿a¿o do estudante: introduzir ha¿bitos, procedimentos e te¿cnicas de investigac¿a¿o e planeamento, com rigor e ética cienti¿fica e seriedade intelectual e, ao mesmo tempo, estimular a necessidade e o engenho de problematizar o real, procurando conhece¿-lo cada vez melhor. De acordo com estes pressupostos justifica-se a elaborac¿a¿o e avaliac¿a¿o de um trabalho de pesquisa, realizado em grupo (6 grupos por turma), adaptado ao 1o ciclo de Bolonha, isto e¿, um trabalho sistema¿tico e completo sobre um assunto particular, pormenorizado no tratamento, mas na¿o extenso em alcance. A realizac¿a¿o do trabalho de pesquisa pressupo¿e (alinhado com o CIDEFES) a consecuc¿a¿o de uma pesquisa bibliogra¿fica que definira¿ o racional teo¿rico do trabalho, a definic¿a¿o de um me¿todo, a recolha de dados, a ana¿lise dos resultados e de uma discussa¿o suportada no racional teo¿rico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-1919
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Introdução à Metodologia da Investigação Científica O passo-a-passo de um projecto cienti¿fico O desenvolvimento do interesse e tema a. A revisa¿o de literatura b. As bases de dados online c. As normas das refere¿ncias bibliogra¿fica (APA) d. Como organizar a revisa¿o de literatura O me¿todo A ana¿lise de dados e a elaborac¿a¿o dos resultados A discussa¿o A revisão por pares e a apresentação de trabalhos científicos
-
Objetivos
Objetivos
Conhecimentos, capacidades e compete¿ncias a adquirir Desenvolver compete¿ncias na elaborac¿a¿o de estudos cienti¿ficos. Conhecer os me¿todos de pesquisa bibliogra¿fica disponibilizados em bases de dados (e.g., Pubmed, Sportdiscus) Conhecer os elementos de um projecto e as suas componentes Desenvolver compete¿ncias na redac¿a¿o de um estudo cienti¿fico Desenvolver competências na apresentação de um estudo científico
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
O trabalho será feito por etapas, com momentos de avaliação com arguentes externos que simulam o processo de peer-review da ciência. Os projectos a dsenvolver devem estar alinhados com as linhas de investigação do CIDEFES, para consubtanciar o conhecimento que os alunos têm da investigação realizada na FEFD e, assim, puderem considerar continuar os seus estudos
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APA (Ed.). (2019). Publication Manual of the American Psychological Association (Seventh edition). American Psychological Association. Thomas, J. R. & Nelson, J.K. (2002). Me¿todos de Pesquisa em Atividade Fi¿sica. Porto Alegre: Artmed.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim