-
Apresentação
Apresentação
Opção 2 - Fitness ¿ e¿ uma disciplina que ensina: aero¿bica, step e localizada. Ensina a trabalhar as habilidades motoras dentro da mu¿sica, me¿todos de lecionac¿a¿o das aulas de grupo e a comunicac¿a¿o e instruc¿a¿o inerentes a¿ lecionac¿a¿o das aulas. Ensina os métodos do treino de força, exercícios e análise dos mesmos. Assim como o desenvolvimento de competências na prescrição e supervisão de programas de treino para indivíduos aparentemente saudáveis, populações especiais e fases especiais da vida em contexto de sala de exercício e no meio exterior.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 12
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-22504
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Objetivos e Benefícios das Aulas de Grupo; - Descrição das Fases da Aula: Aquecimento; Fase principal/aeróbia; Retorno a¿ calma; Fase localizada; Relaxamento /alongamento- - Música: Estruturas Musicais; Conceito de batida; Oitava musical; Frase musical; Ponte musical; Construção Musical. - Estruturas Coreográficas: Elemento; Segmento; Sequência; Bloco coreográfico. - Habilidades Motoras básicas. - Processo ensino-aprendizagem das Habilidades Motoras: Cognitiva, Associativa; Autónoma. Ana¿lise cinesiolo¿gica dos exerci¿cios com pesos livres e ma¿quinas (guiadas e não guiadas).Princi¿pios Especi¿ficos do Treino da Forc¿a. Planeamento, prescric¿a¿o e periodizac¿a¿o do treino em contexto de sala de exercício e exterior. Protocolos de avaliac¿a¿o. Prescrição do treino cardiorrespiratório e de flexibilidade. Estudos de caso.
-
Objetivos
Objetivos
Conhecer o processo estrutural de aprendizagem das Aulas de Grupo; Identificar as diferentes etapas de ensino-aprendizagem das Aulas de Grupo; Conhecer o processo de evolução praticante/aluno, identificando os comportamentos fundamentais adotados ou a adotar nas Aulas de Grupo Conhecer os princípios e procedimentos metodológicos específicos a aplicar no ensino das Aulas de Grupo; - Adquirir as competências didáticas fundamentais para conseguir analisar o nível de prestação dos alunos e adotar os procedimentos metodológicos mais eficazes ao seu desenvolvimento. Descrever e relacionar os diferentes tipos de exercícios na sala se exercício aplicados de acordo com o respetivo objetivo e a população em causa. Realizar prescrição do treino, dentro de um continuum integrado, visando o desenvolvimento todas capacidades física Conhecer as respetivas progressões em integração mais adequadas ao contexto .
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No processo de ensino-aprendizagem utilizadas existe uma preocupação com a interação com a pratica e um eventual estágio
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Diogo, T. & outros (2018), Manual Técnico de exercício Físico, coleção Manz Produções American College of Sports Medicine. (2016). ACSM's guidelines for exercise testing and prescription tenth edition. Raposo, F. & outros (2015), "Manual do Treino Funcional integrado", colecc¿a¿o Manz Produções. Clark, M., Lucett, S., McGill, E., Montel, I., Sutton, B. (2018) NASM Essentials of Personal Fitness Training (6th Edition).Chandler. Jones & Bartlett Learning. Burlington Clark, M., Lucett, S., Sutton, B. (2014) NASM Essentials of Corrective Exercise Training (1st Edition Revised).Chandler. Jones & Bartlett Learning. Burlington. Leal,L, Martinez,D., Sieso,E., (2012) Fundamentos de la Mecanánica del Ejercicio. Barcelona. Resistance Institute
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não