filmeu

Disciplina TPD I - Atletismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se que os alunos que frequentam esta UC sejam, no final da mesma, capazes de: a) Compreender e ensinar a modalidade considerando-a complexa e completa, valorizando todas as disciplinas do universo atlético de acordo com os Programas de Educação Física e com propostas da WA. b) Utilizar linguagem e técnicas de informação e comunicação adequadas às diferentes situações da sua intervenção profissional. c) Saber planear, gerir e avaliar cada etapa do processo de ensino, tendo como eixo fundamental os Programas Nacionais de Educação Física, bem como a consecução dos objetivos do Desporto Escolar. d) Relacionar os conteúdos da modalidade nos planos históricos, técnicos, táticos e organizativos. e) Dominar a avaliação, como elemento regulador e promotor da qualidade de aprendizagem. f) Entender o seu campo de ação para além da intervenção meramente desportiva, estendendo-a ao campo da mudança social e cultural por via desportiva.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos a abordar são: História e Evolução do Atletismo Enquadramento e Caracterização da Modalidade A Formação de Jovens Atletas Introdução ao Kids Athletics Andar, Marchar e Correr As grandes diferenças mecânicas entre andar, marchar e correr A fase de apoio, de suspensão, os balanços, ação dos braços, a frequência da passada, a amplitude da passada A marcha atlética A técnica de marcha Regulamentação oficial O papel da marcha no combate à obesidade Saltar O salto em altura, comprimento e triplo salto Fases do movimento, aspetos técnicos preponderantes, regulamentação oficial Técnicas de execução A iniciação aos saltos e as regras de segurança Lançar Lançamento do peso e do dardo Fases dos movimentos, aspetos técnicos preponderantes, regulamentação oficial Técnicas de execução A iniciação aos lançamentos e regras de segurança
  • Objetivos

    Objetivos

    A presente UC pretende fornecer ao aluno conhecimentos de forma a conhecer, planear e produzir atividades relacionadas com o ensino do Atletismo. Pretende ainda dotar o aluno com um conjunto de ferramentas que possibilitem desenvolver atividades práticas no âmbito do Atletismo, tanto em termos de ensino como em termos de treino.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino (ME) são: Aulas práticas (ME1) Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME2) Visualização e discussão de vídeos (ME3) Atividades em pequeno grupo (ME4) Supervisão e análise em contexto real (ME5)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Atletismo. (2012). Dossier do professor: fundamentos correr, saltar, lançar. Federação Portuguesa de Atletismo. Lisboa. Rius Sant, Joan. (2014). Metodología y Técnicas de Atletismo. Ed. Paidotribo. Polischuk, Vitaliy. (2007). Atletismo. Iniciación y perfeccionamiento. Ed. Paidotribo.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios