-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de TPD III Ginástica II, enquadra-se no 2º ano da formação inicial do 1º Ciclo de estudos no âmbito da Educação Física e Desporto Escolar. Visa a apropriação pelos alunos de conhecimentos pedagógico-profissionais, habilidades, hábitos e capacidades, necessários à condução do processo ensino-aprendizagem, no seio do sistema educativo, na matéria cultural referente - Ginástica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-1-8657
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1- Aparelhos Gímnicos: Características, Manuseamento, Medidas de Segurança 2- Barra - Fixa (Subida de frente para apoio facial, Volta de apoio, facial à retaguarda, Balanços em apoio, Saídas de balanço em apoio à retaguarda, Ligação de vários elementos);Trave (Deslocamentos, Elementos gímnicos, Saltos, Equilíbrios, Pivots, Rolamento à frente, Roda, Entradas, Saídas, Ligação de vários elementos); Mini - Trampolim: Saltos (extensão; engrupado; carpa, Pirueta vertical, Mortal à frente engrupado, Mortal à retaguarda engrupado); G. Acrobática: Pares, Trios; 3 - Segurança e redução dos riscos na intervenção: Organização e funcionamento de uma aula
-
Objetivos
Objetivos
1) Conhecer, interpretar e aplicar corretamente os conhecimentos científicos, pedagógicos e didáticos nas atividades de base da ginástica, com recurso a linguagem e terminologia adequadas; 2) adquirir e aplicar conhecimentos referentes às progressões metodológicas, incluindo conhecimentos de preparação física geral e específica, inerentes à execução correta dos elementos gímnicos abordados na didática da unidade curricular; 3) ter noções básicas de segurança na prática e utilização correta das formas de intervenção do professor.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática; Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem; Resolução de casos práticos; Atividades em pequeno grupo; Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Araújo, C. (2002). Manual de ajudas em ginástica . Porto: Porto Editora Moreira, J. & Araújo, C. (2004). Manual técnico e pedagógico de Trampolins. Porto: Porto Editora A Ajuda Manual: Atitude corporal face ao executante. FMH. Russell, K. (2010). Basicgym. Fundamentos da Ginástica e literacia motora Lisboa: Edições . 1ª Edição, Federação de Ginástica de Portugal.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não