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Disciplina TPD IV - Andebol

  • Apresentação

    Apresentação

    TPD IV - Andebol é uma unidade curricular de cariz teórico-prático que assenta o seu campo de ação no desempenho do futuro professor de educação física e desporto escolar, quer a sua intervenção seja na escola (educação física e desporto escolar) ou no treino desportivo na modalidade de Andebol. O processo ensino aprendizagem desta unidade curricular assenta em 3 pressupostos: o que é o Andebol (caracterísiticas do jogo formal, do jogo de principiantes, cultura) o que se ensina (conteúdos para as fase iniciais para o processo ensino aprendizagem)  como se (pode) ensinar (meios de ensino). A frequência desta unidade curricular é relevante pelas características, valores e cultura que a modalidade tem no país e na europa, assim como a pertinência dos valores educativos na formação do indivíduo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. O jogo de Andebol: caracterização geral do jogo formal e do jogo de principiantes caracteização das regras simbologia e terminologia 2. As fases iniciais da aprendizagem: caracterização das etapas iniciais objetivos pedagógicos coletivos e individuais conteúdos programáticos 3. As regras do jogo e regulamento específicos: regras do jogo sinais manuais dos árbitros aspetos pedagógicos das regras do jogo 4. Os princípios do jogo de Andebol gerais específicos 5. As fases do jogo de Andebol contra-ataque recuperação defensiva ataque organizado defesa organizada 6. As componentes do jogo: ações técnicas e táticas individuais e de grupo (ofensivas e defensivas) 7. Os meios de ensino do jogo: jogos pré-desportivos (oposição, intercepção e persguição) exercícios (gerais, específicos e competitivos) jogo (reduzido, condicionado e formal) aspetos metodológicos na construção de exercícios os condicionamentos 8. Andebol de Praia e o Andebol Adaptado    
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Descrever e distinguir vivências fundamentais do Andebol, de caráter técnico, tático, didático, pedagógico, metodológico e social 2. Relacionar conteúdos teóricos e práticos específicos da modalidade de acordo com uma sistematização de ensino e aprendizagem do jogo de Andebol através ações técnico-táticas e regulamentos gerais e específicos 3. Refletir e analisar o contexto de ensino e aprendizagem, criando e estruturando situações em progressão para os domínios básicos do jogo de Andebol, com base nos Programas Nacionais de Educação Física e obras especializadas 4. Dirigir o jogo e situações de aprendizagem do jogo de Andebol aplicando as regras do jogo através da arbitragem.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas decorrem em ambiente de aprendizagem imersiva quer através da prática da modalidade quer através da liderança de partes de aulas.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CNAPEF (2020). Orientações, Programas, APZS Essenciais e Metas. Disponível em https://cnapef.wordpress.com/curriculo-ef/ Federação de Andebol de Portugal (2022). Livro de Regras. Edição de 1 de março de 2022. FAP.  Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Edições FMH/FAP. Cruz Quebrada.  Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2 - O ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Edições FMH. Cruz Quebrada. Scaglia, A. J., Reverdito, R. S., Leonardo, L., & Lizana, C. J. R. (2013). O ensino dos jogos esportivos coletivos: as competências essenciais e a lógica do jogo em meio ao processo organizacional sistémico. Movimento, 19(4), 227-249.
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