filmeu

Disciplina TPD IV - Rugby

  • Apresentação

    Apresentação

    O rugby através das suas características singulares, permite que sejam vivenciadas pelos alunos um vasto leque de aprendizagens motoras, promovendo a interação e a integração dos alunos, entre eles, na escola ou clube. O rugby favorece a inclusão e a aceitação da diferença, todos são necessários, todos são importantes, independentemente das características físicas, culturais ou do género. O rugby desenvolve valores essenciais como a humildade, o espírito de sacrifício, a responsabilidade, a coragem, a criatividade, o espírito de equipa, a entreajuda, a disciplina e o respeito. Assim sendo, é uma ferramenta muito importante para o professor na sua formação global.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Caracterização do Jogo de Rugby 1.1. História do Rugby no Mundo e em Portugal; 1.2. O Rugby como modalidade coletiva de contacto - diferenças e semelhanças com os outros jogos desportivos coletivos; 1.3. O jogo e a sua definição; 1.4. Regulamento (Leis de Jogo); 1.5. Composição da equipa e o seu posicionamento no campo; 1.6. As variantes do Rugby (Rugby de 7, Tag Rugby, Bitoque Rugby); 2. Métodos pedagógicos de ensino 2.1. Valores Pedagógicos/Educativos; 2.2 A compreensão da lógica do jogo: do jogo anárquico ao jogo organizado; 2.3. Lógica da construção de uma sessão/treino; 2.4. Os princípios do jogo (ataque / defesa) 3. Aspetos Técnicos e Táticos (Tag Rugby e Rugby de 7) 3.1. As três formas de jogo 3.2. Organização do campo em canais e em zonas 3.3. Dominantes técnicas de base 3.4. Fases do jogo dinâmicas 3.5. As linhas atrasadas e os avançados 3.6. Noções básicas da formação ordenada, alinhamento, pontapé de saída e recomeço 3.7. A movimentação colectiva (Ataque / Defesa).
  • Objetivos

    Objetivos

    Proporcionar o conhecimento e competências práticas relativas ao processo de ensino-aprendizagem no que se refere: 1. ao conhecimento das principais técnicas, tácticas e estratégias do jogo (saber fazer); 2. à sua futura intervenção pedagógica como professor e/ou treinador (centradas no ensino do Rugby à criança ou jovem ¿ saber ensinar); 3. ao conhecimento dos métodos utilizados no processo ensino-aprendizagem do Rugby; 4. ao conhecimento dos métodos utilizados na organização de provas no âmbito do Rugby Juvenil; 5. ao conhecimento das principais regras do jogo e o domínio da terminologia utilizada no Rugby; 6. à responsabilização, ao reforço e ao apoio da implementação desta modalidade nas escolas e clubes.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias de ensino (ME) serão utilizadas: Demonstração, experimentação e exercitação prática (ME1) Práticas pedagógicas em situação simulada de planeamento, organização e intervenção no âmbito do ensino/aprendizagem (ME2) Resolução de casos práticos (ME3), Visionamento e discussão de documentários/vídeos (ME4), Atividades em pequeno grupo (ME5), Informação de retorno fornecida pelo docente sobre trabalho desenvolvido (ME6).
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Rugby (2009), Leis do jogo de Rugby, Edição: CEFD - International Rugby Board (2010), Rugby Ready, IRB: Ireland - Garcia, H., Moura, J. (2011), Rugby na Escola: Tag Rugby, FPR/DGIDC/DE: Lisboa    
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios