filmeu

Disciplina Técnicas e Estratégias de Ensino

  • Apresentação

    Apresentação

    As Tecnicas e Estrategias de Ensino ocupam-se do estudo das principais orientacoes educativas e dos procedimentos pedago¿gicos fundamentais associados a um ensino de profissionais de educacao fisica, desporto e exercicio e bem-estar.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Contextualização do conceito de qualidade do ensino em Educação Física e Desporto (EFD). As orientações educativas em EFD. A identidade da Educação Física sob a perspectiva socio-crítica. O estado da arte sobre o estudo da eficácia pedagógica em EFD. Os valores na e da Educação Física. O Espectro de Estilos de Ensino em EFD. As premissas teóricas subjacentes ao Modelo de Estilos de Ensino de Muska Mosston. Os conceitos de anatomia do estilo de ensino, barreira cognitiva, consentimento e dissonância cognitiva, e canal de desenvolvimento. Estudo e caracterização dos dois grandes grupos de estilos de ensino: convergentes e divergentes. Técnicas de Ensino em Educação Física e Desporto. Princípios e procedimentos de gestão da aula que potenciam o sucesso pedagógico em EFD. Caracterização das situações críticas de uma aula em EFD. As técnicas de ensino das dimensões instrução, gestão, clima e disciplina.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecer as diferentes orientacões educativas em Educação Física e Desporto. 2. Argumentar nos planos pedagogico e etico a validade da perspetiva socio-critica no ensino das atividades fisicas e desportivas nos diferentes contextos do exercicio profissional. 3. Saber quando utilizar os diferentes estilos de ensino e as tecnicas de instrucao, gestao, clima e disciplina, em funcao dos objetivos de aprendizagem
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A abordagem de ensino adota estratégias de aprendizagem ativas, incentivando a participação em atividades práticas, discussões e resolução de problemas. Com a sala de aula invertida, a teoria é disponibilizada antecipadamente, permitindo que o tempo de aula se concentre no trabalho em grupo, análise de cenários reais e uso de recursos multimídia. A avaliação pelos colegas e a aprendizagem baseada em projetos aprimoram o pensamento crítico e habilidades de tomada de decisão, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Carreiro da Costa, F. (2019). Educación física como proyecto de innovación y transformación cultural. Physical Education as a Project of Innovation and Cultural Transformation. Revista Caribeña de Investigación Educativa, 3(2), 19-32. Gomes, L., Martins, J., & Carreiro da Costa, F. (2017). Estilos de ensino em educação física. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educação Física Escolar: Referências para um ensino de qualidade (pp. 87-107). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educação Física. Martins, J., Gomes, L., & Carreiro da Costa, F. (2017). Técnicas de ensino para uma educação física. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educação Física Escolar: Referências para um ensino de qualidade (pp. 53-85). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educação Física. Muska, M., & Ashworth, S. (2008). Teaching Physical Education. First online edition. Retrieved from https://spectrumofteachingstyles.org.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios