filmeu

Disciplina Técnicas e Estratégias de Ensino

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina visa desenvolver competências pedagógicas e didáticas fundamentais para a intervenção no ensino da Educação Física e do Desporto, promovendo o pensamento crítico e a capacidade de tomada de decisão dos futuros profissionais. Para o ano letivo de 2025/26, a unidade será orientada por uma lógica de formação baseada em problemas (Problem-Based Learning ? PBL) , integrando situações reais que desafiam os estudantes a aplicar conteúdos teóricos em contextos simulados e colaborativos
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

      Princípios da eficácia pedagógica e a perspetiva socio-crítica no ensino. Estilos de ensino (modelo de Mosston e Ashworth) e respetivas aplicações. Gestão do clima, disciplina e instrução na aula de Educação Física. Diagnóstico e análise de cenários pedagógicos. Desenvolvimento de tarefas e intervenções centradas na resolução de problemas reais de ensino.
  • Objetivos

    Objetivos

    Os estudantes deverão ser capazes de: Diagnosticar necessidades pedagógicas e selecionar estratégias de ensino adequadas. Resolver problemas pedagógicos com base em evidência científica. Refletir criticamente sobre a prática docente em diferentes contextos. Mobilizar conhecimentos teóricos para a criação de soluções didáticas. Trabalhar colaborativamente, comunicando com clareza e rigor técnico.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas Aprendizagem ativa com recursos digitais, podcasts, vídeos, debates e estudo de casos. Trabalho colaborativo e avaliação por pares fomentam envolvimento crítico.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Gomes, L., & Carreiro da Costa, F. (2025). Ensino de qualidade em Educação Física, desportos e atividades físicas. A necessidade de uma visão humanista. Retos, 66, 428–438. https://doi.org/10.47197/retos.v66.107951Carreiro da Costa, F. (2019). Educación física como proyecto de innovación y transformación cultural. (pp. Educação Física Escolar: Referências para um ensino de qualidade 87-107). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educação Física. Martins, J., Gomes, L., & Carreiro da Costa, F. (2017). Técnicas de ensino para uma educação física. In R. Catunda & A. Marques (Eds.), Educação Física Escolar: Referências para um ensino de qualidade (pp. 53-85). Belo Horizonte, Brasil: Casa da Educação Física. Muska, M., & Ashworth, S. (2008). . https://spectrumofteachingstyles.org
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios