filmeu

Disciplina Sociologia do Desporto e das Actividades Físicas

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC encontra as suas principais razões de pertinência e oportunidade na relevância que o conhecimento científico que transmite em todas os ramos da licenciatura. O desenvolvimento de um pensamento crítico, indagador e observador da sociedade permite fornecer instrumentos de contextualização da realidade do desporto nas mudanças das sociedades e de aprofundamento das transformações e tendências do fenómeno desportivo atual através do conhecimento sociológico das diversas realidades sociais que envolvem o profissional da área do desporto. Pretende-se que os alunos analisem e compreendam aspetos essenciais da experiência desportiva à luz da sociologia e, com isto, que adquiram capacidades e competências de enquadramento e compreensão da ação e do espaço social onde se movimentarão no âmbito da sua atividade profissional. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Os conteúdos programáticos da UC são: Introdução à Sociologia do Desporto: abordagens teóricas da ação social, problemáticas de investigação, conceitos e noções; Conceito de Desporto: a historicidade do desporto no contexto da mudança social, desporto e sociedade. O desporto como fenómeno social, cultural e simbólico. Construção da Ciência em Ciências Sociais e o Projeto a desenvolver na UC. O Desporto como produto e produtor de transformação social e cultural Género, desporto e atividade física; Inclusão social, atividade física e desporto Desporto como consumo, espetáculo esportivo, competição e comercialização Violência no desporto. Subculturas e hostilidades violentas; Comportamentos desviantes no desporto; Ética desportiva e FairPlay Comunicação/Media e desporto Participação e hábitos desportivos. Barómetros, estatísticas , indicadores e estudos
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificam-se os seguintes objectivos de aprendizagem: i) Compreender de que modo a leitura sociológica permite uma observação integrada e abrangente dos fenómenos e contextos sociais associados ao Desporto e às Atividades Físicas; ii) Analisar e integrar na sua leitura das práticas e dinâmicas sociais perspectivas sociológicas desenvolvidas no âmbito do desporto; iii) Compreender as funções sociais do desporto e problematizar qual a relevância dos principais agentes de socialização para a formação de uma cultura desportiva para, com isso, interpretar a realidade nacional e internacional associada ao desporto e às atividades físicas; iv) Relacionar factos, captar tendências e analisar o fenómeno do Desporto no país e no mundo; v) Estimular a capacidade crítica e o debate de ideias com base na evidência científica; vi) Suscitar o interesse pela investigação no âmbito das diversas temáticas estudadas na UC.  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologia Ativa: os alunos são estimulados à tomada de iniciativa na procura de bibliografia (artigos em revistas indexadas, teses e dissertações) e de dados (produzidos e trabalhados por instituições acreditadas, INE, IPDJ, OCDE, Eurofound, etc ), para posteriormente usarem o produto dessa pesquisa no desenvolvimento de um projeto de investigação associado a uma das temáticas integradas nos conteúdos programáticos da UC. Estimula-se uma postura ativa e participativa de pesquisa que fundamente o debate e a construção de conhecimento em dinâmicas de turma. O processo iniciará com a pesquisa em motores de busca (ScieLO, Science Direct; Scopus, PUBMED, B-on, etc) tendo como objetivo a busca de literatura e dados estatísticos para a realização do projeto de investigação, terá o seu desenvolvimento ao longo do ano letivo com apresentações regulares do desenvolvimento do trabalho onde se debaterão quadros teóricos, dados estatísticos, resultados e conclusões do trabalho desenvolvido.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Delaney, T., & Madigan, T. (2021). The sociology of sports: An introduction. McFarland. Loyal, S., & Malesevic, S. (2020). Contemporary sociological theory. Sage. Weiss, O., & Norden, G. (2021). Introduction to the Sociology of Sport (Vol. 1). Brill. Wenner, L. (2017). On the International Review for the Sociology of Sport, the field of play, and six years of more “more than less”. International Review for the Sociology of Sport, 52(8), 903-909.  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios