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Disciplina Fitness II (Actividades Individuais)

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Fitness II enquadra-se dentro de um conjunto de Unidades Curriculares que visam dotar os alunos de ferramentas próprias para a prática profissional futura enquanto fisiologista do exercício. A UC sustenta-se nas recomendações das principais entidades nacionais e internacionais, procurando uma prática profissional sustentada na evidência científica.   Ademais, a organização das aulas e conteúdos visa fornecer a base conceptual e prática que permita em anos posteriores uma gradual articulação e aplicação de conhecimentos, visando um aprofundamento de conteúdos. Para tal, será também realizado um período de observação em contexto real (i.e., ginásios) onde se promoverá a articulação dos conteúdos trabalhados com a realidade destes espaços.   É expectável que desta forma se alcance enquanto produto formativo final, profissionais com capacidade de adequar a sua prática à maioria das situações emergentes da prática, e com a capacidade de elevação da área profissional. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Enquadramento conceptual e histórico Saúde e bem-estar: perfil salutogénico no século XXI Origem e evolução das atividades de fitness a nível nacional e internacional Panorama e tendências de prática   Enquadramento profissional A inter e multidisciplinariedade do fisiologista do exercício O fisiologista do exercício nas suas múltiplas valências em contexto de health club   Cinesiologia do movimento humano Taxonomia(s) do movimento humano Análise da função e participação muscular Processos de integração neuromuscular   Estrutura e organização da sessão de treino A sessão de treino: estrutura, organização e dinamização Variáveis de construção e controlo de treino   Exploração de atividades, materiais e espaços Análise de atividades individuais em diferentes espaços de prática Exploração de materiais e equipamentos Integração de práticas na sessão de treino
  • Objetivos

    Objetivos

    - Conhecer o enquadramento e evolução das atividades individuais na área do fitness, identificando as necessidades atuais das populações e espaços de prática. - Conhecer e compreender o perfil do fisiologista do exercício e as suas múltiplas facetas de intervenção em equipas inter e multidisciplinares em diversos contextos de prática. - Adquirir conhecimentos e competências elementares de análise do movimento humano, e a capacidade de promover um ajuste seletivo na integração neuromuscular de diversos exercícios. - Conhecer e compreender a estrutura e organização da sessão de treino, assim como as principais variáveis de controlo e construção da unidade de treino. - Adquirir conhecimentos e competências elementares na utilização de diversos materiais e equipamentos nas diversas dinâmicas das atividades individuais. - Realizar globalmente uma análise crítica das práticas profissionais e necessidades dos clientes em contexto real de prática.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Diferentes metodologias serão utilizadas no processo de ensino-aprendizagem. Trabalho com recurso a IA e tutorias em videoconferências serão dois recursos a utilizar mais frequentemente.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    -          ACSM (2017). Guidelines for exercise testing and prescription (10th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. -          ACSM (2014). Resource manual for guidelines for exercise testing and prescription (7th Edition). Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins. -          Haff, G. & Tripplett, T. (2016). NSCA Essentials of Strength Training and Conditioning (4th Edition). Champaign: Human Kinetics. -          Mil-homens, P., Correia, P., Mendonça, G. (2015). Treino da Força ¿ Volume 1. Princípios Biológicos e Métodos de Treino. Edições FMH, Cruz Quebrada. -          Teixeira, D. S., Gaspar, C., Marques, P. (2017). Manual do Técnico de Exercício Físico. Porto Salvo: Edições Manz. -        Teixeira, D. S., Monteiro, D., Rodrigues, F., Sousa, A. M., Chaves, C. C., & Cid, L. (2020). Ginásios e Health Clubs em Portugal: Estaremos perante uma República das Bananas? Motricidade, 16(1), 3-17. http://dx.doi.org/10.6063/motricidade.19688
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