-
Apresentação
Apresentação
Num país onde 50% das fronteiras são água, em que cresce o acesso aos espaços fluviais e em que, desde a década de 90, proliferam os espaços aquáticos edificados, as atividades aquáticas associadas ao lazer e à promoção do bem-estar desempenham um importante papel que justifica a sua integração no currículo de qualquer profissional do exercício físico. Compreender os pressupostos biomecânicos e fisiológicos inerentes ao corpo imerso, conhecer e saber usar o potencial do meio aquático para a realização de exercício, conhecer e saber como se adapta o ser humano a este envolvimento e como pode dele usufruir com maior eficácia e eficiência, quer no contexto de piscina, quer no mar, são os princípios que norteiam o desenvolvimento dos 3 blocos de conteúdos que integram esta UC: Natação, Surf e Hidroginástica.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT495-2-8667
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Princípio de Arquimedes; Leis de Newton aplicadas; Resistência ao deslocamento; Resposta cardiorrespiratória, renal, termorreguladora e músculo-esquelética do corpo imerso. Natação Crol, Costas, Bruços e Mariposa: braçada, pernada, coordenação geral, progressões metodológicas; Polo aquático: retropedalagem, passe e remate, metodologia de ensino. Remadas e figuras básicas da natação artística; Os sistemas de avaliação do comportamento motor na adaptação ao meio aquático. Hidroginástica Enquadramento; Exercícios básicos e variações; Tempos e planos de execução; Componentes da aula. Aplicação de pré-coreografias. Surf Material básico; A Segurança; Conhecimento do Mar; Noções básicas do ISN; Lesões no Surf. O Aquecimento geral; Simulações na areia da técnica base; Adaptação ao meio aquático; Definição de Lateralidade e desenvolvimento do movimento do take-off; Treino em espumas; Direcionalidade e treino da viagem na onda; Introdução à Prática Pedagógica.
-
Objetivos
Objetivos
NATAÇÃO: conhecer os princípios biomecânicos e fisiológicos inerentes à imersão; nadar as 4 técnicas da natação; conhecer as ações propulsivas e os critérios de coordenação de cada técnica e aplicar uma progressão metodológica de iniciação; executar a retropedalagem em associação ao passe e remate do Polo Aquático; dominar os skills básicos da natação artística; conhecer a sistematização da Adaptação ao Meio Aquático; conhecer os objetivos dessa adaptação. HIDROGINÁSTICA: Lecionar um segmento de hidroginástica básica, com música e sequência de exercícios simples, apresentando uma postura correta e dinâmica. SURF: conhecer o material e diferenciar das restantes modalidades de prancha; conhecer basicamente as condições do mar; entender e executar os procedimentos de segurança; interpretar as práticas básicas do ISN; conhecer as técnicas de aquecimento; controlar os movimentos básicos: remada e take-off; equilibrar-se em pé em cima da prancha; conhecer basicamente a pedagogia do surf.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Usamos métodos afirmativos, com recursos multimédia (texto, imagem e vídeo), na exposição de conteúdos teóricos e interrogativos e ativos na análise e síntese das técnicas em aquisição.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Aquatic Exercise Association (2018). Aquatic Fitness Professional Manual (7th Edition). A Resource Manual for Aquatic Fitness Instructors. Champaign, Illinois: Human Kinetics. Barbosa, T., Costa, M., Marinho, D., Queirós, T., Costa, A., Cardoso, L., Martins, M., Leite, F., Machado, J., & Silva, A. (2022). MANUAL DE REFERÊNCIA FPN PARA O ENSINO E APERFEIÇOAMENTO EM NATAÇÃO: UM MODELO MULTIDISCIPLINAR 2a EDIÇÃO (T. L. F. M. M. Barbosa, Ed.). Federação Portuguesa de Natação. Kampion, D. & Brown, B. (1998). Stoked: A History of Surf Culture. Los Angeles. General Publishing Group, Inc. Macedo, J. (2004). Livro 7 - Como ser Surfista. Lisboa. Prime Books. Santos, C., & Veloso, E. (2015). Educação Aquática do bebé - o programa (2ª edição). Porto Salvo (Oeiras): A. Manz Produções. Sutherland, Bruce (2001). The World Stormrider Guide. Bristol. Low Pressure Lda.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não