filmeu

Disciplina Voleibol (Modalidade de Opção I - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Proporcionar os elementos necessários à organização e desenvolvimento da uma formação científica e pedagógica na área da especialidade, além de competências ao nível da abordagem do ensino da modalidade através do uso do jogo condicionado e competências ao nível da prática da modalidade, na execução contextualizada dos gestos tático-técnicos e da tática coletiva.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Organização e Regulamentação Federativa Arbitragem (formato do jogo e sinalética das principais ações) Didática Especifica (Conteúdos e exercícios específicos; parâmetros que constituem os exercícios; unidade de treino) Treino Físico Específico (Aquecimento; Treino Funcional e de Força; Circuitos de Preparação Física) Formação inicial específica (Gira- Volei; MiniVoleibol A) Técnica (Enquadramento do Treino técnico; Técnicas) Tática Coletiva (Sistemas de Jogo; Estrutura Funcional do Jogo; Jogos Reduzidos- iniciação; Jogo Formativo 6X6; Treino tático) Técnicas do Treinador (Técnicas de Manipulação de bola; Passar, lançar e bater na bola) Direção e Orientação da equipa, a preparação e condução da participação nas competições (atividade antes, durante e depois dos jogos)
  • Objetivos

    Objetivos

    Identificar e aplicar os meios simples de controlo do processo de preparação desportiva Elaborar, aplicar e avaliar os exercícios e unidades de treino de acordo com os princípios metodológicos didáticos e com as especificidades do Voleibol Identificar, explicitar e enquadrar a estrutura do Jogo de Voleibol Identificar, dominar e utilizar os regulamentos da modalidade, a simbologia e a terminologia específica da modalidade, bem como as relações e dependências existentes entre as grandes fases do jogo - complexo I (K1) e complexo II (KII) Dominar e aplicar cada uma das técnicas do treinador
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Afonso, J., Graça, A., & Mesquita, I. (2003). O conhecimento do treinador a respeito das metodologias de ensino e treino do Voleibol na formação. In I. Mesquita, C. Moutinho & R. Faria (Eds.), Investigação no Voleibol: Estudos Ibéricos (pp. 22-29). Porto: FCDEF-UP. A.S.E.P. (2001). Coaching youth volleyball (3ª ed.). Leeds: Human Kinetics. Cruz, M., & Neto, J. B. (2010). A formação profissional em educação física: contribuições para um debate crítico sobre as Diretrizes Curriculares. Movimento e Percepção, 11(16), 64-76. Gonçalves, J. (2009). Voleibol – Ensinar jogando. Lisboa: Livros Horizonte. Hardamn, K. (2008). The situation of phisical education in schools: a European perspective. Human Movement, 9(1), 5-18. Mesquita, I. (2005). A contextualização do treino no voleibol: a contribuição do construtivismo. In D. Araújo (Ed.), O contexto da decisão. A acção táctica no desporto. (pp.355-378). Lisboa: Visão e Contextos, Lda.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios