filmeu

Disciplina Natação (Modalidade de Opção I - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Primeira parte da formação de treinadores de Natação. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do futuro treinador no ensino da Natação e formação de nadadores.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.A história da Natação as justificações para a sua prática. 2. Organização da modalidade, instituições, disciplinas e competições. 3. Introdução à Pedagogia/Didática da Natação 3.1. Progressões de ensino através de exercícios e por definição de objetivos 3.2. Planeamento do ensino 3.3. Adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado, partir e virar. 3.4. Desempenho das técnicas de nado, partir e virar. 4. Comportamento do corpo na água 4.1. Propriedades físicas da água e sua aplicabilidade ao nado. 4.2. Hidrostática e hidrodinâmica. 4.3. Tipos de resistência ao deslocamento corpo na água. 4.4. Forças propulsivas no nado 5. Análise das técnicas de nado. 6. Apresentação e caracterização das disciplinas de Polo Aquático e Natação Artística
  • Objetivos

    Objetivos

    1.Compreensão, domínio e identificação da organização da modalidade - Natação e da sua história; 2.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional no ensino da Natação e formação de praticantes nas fases iniciais da carreira de nadador; 3.Análise e interpretação dos planos pedagógicos das escolas de Natação, a partir dos quais consegue selecionar a metodologias de ensino adequadas e prescrever as aulas/treinos; 4.Dominio das técnicas de nado de forma a avaliar o desempenho dos nadadores e selecionar as soluções para a correção de erros.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Os alunos realizam a maioria dos trabalhos junto de escolas de Natação, promovendo a aprendizagem do processo de ensino da Natação, pela observação e diálogo com os pares com posterior reflexão. A realização de trabalhos de prática simulada de ensino, também facilita a capacidade do futuro professor avaliar e prescrever aulas/treinos de Natação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Maglischo, E. W. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics. Champaign. IL. Valdivielso, F. Ureña, G. e Vegas, M. (2015). Cómo Nadar Bien. Editec. Madrid. Spain. Barbosa, T. Costa, M. Marinho, D. Queirós, T. Costa, A. Cardoso, L. Machado, J. e Silva, A. (2015). Manual de Referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação. https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios