-
Apresentação
Apresentação
Primeira parte da formação de treinadores de Natação. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área proporcionam bases para a intervenção do futuro treinador no ensino da Natação e formação de nadadores.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-15870
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.A história da Natação as justificações para a sua prática. 2. Organização da modalidade, instituições, disciplinas e competições. 3. Introdução à Pedagogia/Didática da Natação 3.1. Progressões de ensino através de exercícios e por definição de objetivos 3.2. Planeamento do ensino 3.3. Adaptação ao meio aquático, aprendizagem e aperfeiçoamento das técnicas de nado, partir e virar. 3.4. Desempenho das técnicas de nado, partir e virar. 4. Comportamento do corpo na água 4.1. Propriedades físicas da água e sua aplicabilidade ao nado. 4.2. Hidrostática e hidrodinâmica. 4.3. Tipos de resistência ao deslocamento corpo na água. 4.4. Forças propulsivas no nado 5. Análise das técnicas de nado. 6. Apresentação e caracterização das disciplinas de Polo Aquático e Natação Artística
-
Objetivos
Objetivos
1.Compreensão, domínio e identificação da organização da modalidade - Natação e da sua história; 2.Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional no ensino da Natação e formação de praticantes nas fases iniciais da carreira de nadador; 3.Análise e interpretação dos planos pedagógicos das escolas de Natação, a partir dos quais consegue selecionar a metodologias de ensino adequadas e prescrever as aulas/treinos; 4.Dominio das técnicas de nado de forma a avaliar o desempenho dos nadadores e selecionar as soluções para a correção de erros.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os alunos realizam a maioria dos trabalhos junto de escolas de Natação, promovendo a aprendizagem do processo de ensino da Natação, pela observação e diálogo com os pares com posterior reflexão. A realização de trabalhos de prática simulada de ensino, também facilita a capacidade do futuro professor avaliar e prescrever aulas/treinos de Natação.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Maglischo, E. W. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics. Champaign. IL. Valdivielso, F. Ureña, G. e Vegas, M. (2015). Cómo Nadar Bien. Editec. Madrid. Spain. Barbosa, T. Costa, M. Marinho, D. Queirós, T. Costa, A. Cardoso, L. Machado, J. e Silva, A. (2015). Manual de Referência FPN para o Ensino e Aperfeiçoamento Técnico em Natação. https://fpnatacao.pt/uploads/Manual_Completo_V10.pdf
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não