-
Apresentação
Apresentação
Andebol é uma unidade curricular de cariz teórico-prático que tem como o seu campo de ação no desempenho da atividade profissional de treinador especializado na modalidade de Andebol, independente da sua área de intervenção no sistema educativo (educação física e desporto escolar) e/ou sistema desportivo (federado ou não). O processo ensino aprendizagem desta unidade curricular assenta em dois pilares: no plano nacional de formação de treinadores de Andebol definido pelo IPDJ e na evidência científica (teórica e aplicada) sobre o que é o Andebol (caracterísiticas do jogo formal, do jogo de principiantes, cultura), o que se ensina (conteúdos para as fase iniciais para o processo ensino aprendizagem do atleta) e como (se pode) ensinar (meios de ensino). A relevância desta unidade curricular é determinante pela necessidade e pelo reconhecimento do treinador de Andebol na sociedade que atua com os valores e cultura que a modalidade tem no país e na europa.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 9
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-15871
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CARACTERIZAÇÃO DO JOGO CARACTERIZAÇÃO GERAL DO JOGO DE ANDEBOL SIMBOLOGIA E TERMINOLOGIA CARACTERIZAÇÃO DA ETAPA INICIAL AS REGRAS DO JOGO E REGULAMENTOS ESPECÍFICOS OS MEIOS DE ENSINO DO JOGO NO PLANEAMENTO JOGOS PRÉ-DESPORTIVOS EXERCÍCIOS JOGO AS COMPONENTES DO JOGO AÇÕES INDIVIDUAIS OFENSIVAS E DEFENSVAS AÇÕES DE GRUPO OFENSIVAS E DEFENSIVAS MÉTODOS E SISTEMAS DE JOGO INTRODUÇÃO AOS SISTEMAS DE JOGO ANDEBOL ADAPTADO CARACTERIZAÇÃO GERAL DO JOGO DE ANDEBOL ADAPTADO REGRAS DE JOGO E REGULAMENTO ESPECÍFICO ANDEBOL DE PRAIA CARACTERIZAÇÃO GERAL DO JOGO DE ANDEBOL DE PRAIA REGRAS DE JOGO E REGULAMENTO ESPECÍFICO
-
Objetivos
Objetivos
Utilizar linguagens e técnicas de informação e comunicação próprios do Andebol e adequados às diferentes situações da sua intervenção profissional Dominar e relacionar os conteúdos de Teoria do Treino do Andebol nos planos histórico, técnico, táctico e organizativo Organizar o processo de treino e prescreve programas de treino, aplicando crítica e adequadamente, de forma integrada, saberes próprios do Andebol e saberes transversais multidisciplinares e interdisciplinares Planeiar, gerir, avaliar, e simular o controlo do processo de treino pela promoção de actividades de aprendizagens no quadro do conhecimento científico e pedagógico da modalidade de Andebol
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os estudantes são preparados para aplicar os seus conhecimentos e competências junto dos distintos elementos da comunidade (educativa, desportiva e académica) através de atividades competitivas e formativas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bayer, C. (1994). O ensino dos deportos colectivos. Lisboa, Dinalivro. Daolio, J. (2008). Jogos esportivos coletivos: dos princípios operacionais aos gestos técnicos-modelo pendular a partir das idéias de Claude Bayer. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, 10(4), 99-104. Federação de Andebol de Portugal (2022). Livro de Regras. Edição de 1 de março de 2022. FAP. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2004). O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Edições FMH/FAP. Cruz Quebrada. Ribeiro, M. & Volossovitch, A. (2008). Andebol 2 - O ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Edições FMH. Cruz Quebrada.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não