-
Apresentação
Apresentação
O Atletismo é uma modalidade desportiva fundamental no processo da formação desportiva. O Atletismo distingue-se como uma modalidade multidisciplinar, que desenvolve habilidades motoras básicas, como correr, lançar e saltar, e capacidades condicionais, como velocidade, força e resistência. Os conhecimentos, competências e aptidões adquiridas proporcionam bases para a intervenção do profissional de Educação Física e do Treinador Desportivo.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-15878
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
O Treino da Força com Jovens A influência da força no desenvolvimento da velocidade e na aprendizagem das técnicas Desenvolvimento da força geral com jovens Desenvolvimento da força rápida com jovens Os multisaltos e multilançamentos (aula prática) Organização de um circuito de PFG (aula prática) O Treino Técnico de Base com Jovens Atletas Exercício de técnica de corrida Organização das sessões de técnica de corrida O Treino de Resistência com Jovens Regras básicas das provas de 1/2 Fundo e Fundo A importância do desenvolvimento da resistência na formação de jovens atletas Métodos de treino para o desenvolvimento da resistência nos escalões jovens Organização da Sessão de Treino com Jovens O aquecimento A transmissão de informação com atletas jovens A organização do grupo Organização e disposição do material Organização da Parte Principal do Treino Escolha dos exercícios e definição do número de repetições Transmissão de feedback aos atletas nos escalões jovens
-
Objetivos
Objetivos
Integração dos conteúdos para o desenvolvimento de uma prática profissional fundamentada no conhecimento; Início da especialização no ensino e treino do Atletismo; Aplicação, em contexto real, dos procedimentos e tarefas inerentes ao desempenho das funções de especialistas em Atletismo. Pretende-se que o estudante adquira a competência de organizar, planear, executar e avaliar programas de treino adequados à realidade, aplicando criticamente e de modo integrado saberes da sua especialidade, bem como conhecimentos multidisciplinares e interdisciplinares.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Incluir também as metodologias inovadoras de suporte ao processo de ensino-aprendizagem utilizadas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Federação Portuguesa de Atletismo. (2012). Dossier do Professor - Os Fundamentos: correr, saltar, lançar. FPA. Lisboa. IAAF, Kids Athletics. (2000). Um evento em equipa para crianças. Proença, J. (1982). A Observação e Intervenção do Professor. Ludens, Vol. 7, n.º 1, Out./Dez. Real Federación Española de Atletismo. (2004). Jugando al atletismo. Pinto, P. (2011). Apontamentos da Cadeira de Atletismo. ULHT. Rius Sant, Joan. (2008). Metodología y Técnicas de Atletismo. Ed. Paidotribo.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não