filmeu

Disciplina Judo (Modalidade de Opção II - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    (1) Dotar os alunos com conhecimentos técnicos de Judo na área da sua intervenção no ensino e treino de jovens, por forma a dotá-los com autoconfiança, destreza e autodomínio necessários à resolução de situações do combate; (2) Compreender o valor educativo do Judo e dos desportos de combate na formação dos alunos; (3) Conseguir a segurança e respeito pela sua integridade física e dos colegas, no ensino e treino da abordagem do Judo; (4) Conhecer as regras e as bases metodológicas do Judo e a respetiva adaptação ao treino; (5) Capacidade de organizar, prescrever e avaliar conteúdos de sessões de treino, assim como uma adequada intervenção nas competições, nas etapas de formação do judoca;  (6) Executar em exercício critério, em colaboração com um ou mais colegas, técnicas de quedas, imobilizações e projeções de Judo e na transição de pé para o solo em situações de treino ou competição.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Caracterização do esforço específico no Judo: capacidades motoras, exigências psicológicas, conteúdos técnicos e táticos, no âmbito do treino. 2. Fundamentos da periodização do treino e do desenvolvimento e treino das capacidades motoras em jovens durante a formação e sua aplicação no Judo. 3. Efeitos do treino: Monitorização da carga, tipos e meios de controlo e avaliação. 4. Estudo e análise da organização do Modelo de planeamento do treino mais adequado às várias etapas da formação do judoca. 5. Planeamento de conceptual e Plano Plurianual. 6. Técnicas de Judo: 6.1. Quedas (UKEMIS); 6.2. Imobilização (OSAEKOMI-WAZA: Grupo Kesa-Gatame); 6.3. Projeção (NAGE-WAZA: Binário de forças, alavanca); 6.4. Pegas e Deslocamentos (Iniciação aos diferentes tipos de Kumikatas e deslocamentos) 6.5. Progressões Pedagógicas no Judo; 6.6. Princípios de progressão no combate no Solo e de Pé e na competição.
  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender, fundamentar e desenvolver um plano plurianual do ensino do Judo, numa perspetiva sistémica implicando um amplo conjunto de elementos integrantes do processo de treino. Dominar as bases metodológicas do Judo e a respetiva adaptação às sessões de treino no âmbito desportivo. Estabelecer e questionar as relações e interações entre as habituais componentes do treino, designadamente as capacidades motoras, técnico-táticas, cognitivas e psicológicas. Compreender, estabelecer e tornar consequente a permanente interação entre objetivos, processos, metodologias, resultados e avaliação. Competência para planear o desenvolvimento do atleta jovem de uma equipa de Clube a curto, médio e longo prazo na formação do jovem judoca. Executar em exercício critério, em colaboração com um ou mais colegas, técnicas de quedas, imobilizações e projeções de Judo e na transição de pé para o solo em situações de treino ou competição.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Participação em Conferências, visionamento de vídeos, utilização de fichas de observação e análise de desempenho da execução técnica. Utilização de diferentes meios pedagógicos e de materiais com metodologias inovadoras e de suporte ao ensino aprendizagem.  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)] [Preencher APELIDO], [Preencher Primeiros Nomes] - [Preencher Título]. [Preencher Edição. Local de publicação :Editor, Ano de publicação. Descrição física. Série. ISBN)  
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios