filmeu

Disciplina Rugby (Modalidade de Opção II - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular de Rugby tem como objetivo dotar os estudantes de competências deontológicas, relacionais, pedagógicas e técnicas essenciais para o exercício eficaz da atividade profissional, orientada para o treino e a competição. Pretende-se que os futuros treinadores adquiram competências para planear, organizar, implementar e avaliar a atividade dos praticantes, tanto em contexto de treino como de competição, considerando as diferentes perspetivas do processo: a micro (sessão de treino), a meso (período intermédio) e a macro (planeamento anual). Estas competências implicam o domínio do processo de desenvolvimento desportivo de longo prazo, bem como a utilização adequada de métodos de avaliação, controlo e monitorização do treino e da competição. Paralelamente, os estudantes desenvolverão técnicas de observação de jogo, conhecimentos sobre as especificidades de cada posição e bases relativas a diferentes modelos de jogo.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Caraterização da Equipa  Saber identificar as qualidades e os pontos a melhorar de cada jogador e da equipa 2. Calendarização e implementação do Macro e Meso Ciclo Capacidade de desenvolver um Macro e Meso Ciclos ajustados ao calendário competitivo, com o intuito de pontenciar todas as fases da competição. 3. Dominantes técnicas Dominarem as Dominantes Técnicas do Rugby, formas de aplicação e fatores chave associados. Desenvolvimento de planos adequados em conformidade com a caracterização realizada. 4. Modelos de Jogo Aprendizagem e desenvolvimento dos diversos modelos de jogo existente - táticas ofensivas e defensivas 5. Análise de Jogo Aprendizagem e aplicação de metodologias utilizadas para observação e análise de dados obtidos em jogos 6. Preparação Física Iniciação ao desenvolvimento de trabalho físico, adaptado aos diferentes grupos etários  
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Demonstrar competências na conceção e gestão do exercício, nas técnicas de comunicação e gestão do grupo. 2 Dominar a metodologia do treino do rugby ao nível das dominantes técnicas individuais e coletivas; jogar em pé, jogar no chão, jogar ao pé, formação ordenada e alinhamento. 3 Demonstrar competências de treino em situação de prática pedagógica. 4 Interpretar os indicadores da análise de jogo e aplicar as táticas ofensivas e defensivas. 5. Demonstrar competências no planeamento da época e das sessões de treino. 6. Demonstrar competências na utilização de programas de análise de jogo 7 Conceber e implementar sessões de treino físico integrado de transferência por posição.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Acompanhamento e discussão das sessões de treino lideradas pelos alunos em ambiente de Clube. Possibilidade de intervenção em ambiente de treino após discussão de cenários observados. Desenvolvimento de ferramentas para realizar uma correta análise de jogo
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Federação Portuguesa de Rugby (2009), Leis do jogo de Rugby, Edição: CEFD International Rugby Board (2010), Rugby Ready, IRB: Ireland Garcia, H., Moura, J. (2011), Rugby na Escola: Tag Rugby, FPR/DGIDC/DE: Lisboa Damasceno, N. & Moreira, M. (2011) Caderno de Exercícios Rugby (Ficha Técnica - Federação Portuguesa de Rugby ) . Lisboa Federação Portuguesa de Rugby. (2014). Compreensão e Lógica do Jogo
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios