-
Apresentação
Apresentação
O Futsal é um jogo de equipa colaborativo em que os jogadores são obrigados a adaptar-se a uma mudança, dentro de um ambiente dinâmico. Um ambiente em que têm uma quantidade restrita de tempo e espaço em que para tomar decisões e realizar ações que fornecer soluções para a sua equipa. O futsal implica um alto nível de envolvimento motor e prática intensa, com os aspetos táticos (em termos de perceção e de decisão) a serem cruciais para a eficácia de cada elemento de jogo. Os conhecimentos, competências e aptidões nesta área enriquecem as bases de intervenção do profissional do Treino Desportivo, especificamente ao nível da compreensão do treino e na liderança de grupos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Anual | 10
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-16780
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Técnico-Tático do futsal 1. Princípios e fundamentos do jogo 2. Ações de jogo 3. Ações de jogo coletivas complexas – sistemas de jogo Metodologia de treino em futsal 1. Organização e planificação do treino 2. Treino das capacidades motoras 3. Macro-estruturas de programação e estruturação do processo 4. Microciclo de treino 5. Planificação estratégico-tática 6. Seleção e desenvolvimento de talentos Psicologia aplicada ao futsal 1. Liderança 2. Desenvolvimento de equipas de futsal
-
Objetivos
Objetivos
1. Distinguir e identificar os princípios do jogo; 2. Especificar a importância dos fundamentos no cumprimento dos princípios; 2. Descrever as diferentes ações do jogo; 3. Diferenciar cada sistema de jogo; 4. Articular o planeamento com a especificidade e exigência do futsal; 5. Conhecer e relacionar os parâmetros da carga de treino para a organização do treino; 6. Identificar as caraterísticas e exigências dos exercícios de treino para o desenvolvimento das capacidades motoras; 7. Identificar os pressupostos metodológicos para a construção de um marco, meso e microciclo; 8. Descrever de forma simples os elementos definidores da planificação estratégico-tática; 9. Compreender as diferentes competências de um líder e de um gestor; 10. Identificar as bases para a construção de uma equipa;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Constante ligação da teórica com a prática com a implementação da mesma em clubes de formação e com a observações de treinos de equipas e seleções de alto nível.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Balyi, I., & Hamilton, A. (2004). Long-term athlete development: trainability in childhood and adolescence. Olympic Coach. Braz et al (2021) - Futsal - Os Fundamentos do jogo – FPF. Infinito Particular, Lisboa. Braz, J., Mendes, J., Palas, P. (2015). Etapas de formação do jogador de futsal – FPF. Botelho, J.; Krom, V. Os estilos de liderança nas organizações, XIV Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, 2011. Cunha, P. (2016). Teoria e metodologia de treino – coletivos. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau II. Hierro, J. (2017). UEFA Futsal Coaching Manual. UEFA. Serpa, S. (2016). Psicologia do desporto. Plano nacional de formação de treinadores. Manuais de formação Grau II.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não