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Apresentação
Apresentação
A Modalidade de Opção III (Natação) apresenta-se como a sumula dos conhecimentos adquiridos nos anos anteriores, aprofundando as matérias de Pedagogia e Didática da Natação associadas à Adaptação ao Meio Aquático (AMA) e ao Ensino das Técnicas de Nado (respetivas partidas e viragens). Por outro lado, abordará novos temas do processo de treino em Natação Pura, direcionados para os escalões de juniores e seniores, dando seguimento ao Modelo de Preparação do Nadador a Longo Prazo, apresentado nos anos letivos anteriores.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT495-3-17057
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
a) Carga e adaptação no treino b) Desenvolvimento das Qualidades Físicas: Resistência, Força, Velocidade, Flexibilidade e Coordenação. c) Componentes do processo de treino - análise do treino: físico, técnico, tático e psicológico. d) Observação e análise de treino e competição e) Níveis de treino desportivo - Competição e Desempenho Desportivo de Jovens e Adultos. f) Princípios do treino desportivo, componentes da carga, efeitos do treino. g) Planeamento e Periodização do Treino: Modelos de Preparação de Longo Prazo; Macro, meso e microestrutura. Modelos de periodização. h) Controlo do processo de treino: formas e meios.
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Objetivos
Objetivos
O principal objetivo da UC é promover a aquisição de conhecimentos e competências necessárias à intervenção do professor / treinador, no âmbito do processo de treino e competição, nas diferentes fases de formação do atleta ou aluno ou praticante. 1- Dominar e relacionar os conteúdos da teoria da formação, relacionando-os com as especificidades de cada ramo e / ou desporto, ao nível histórico, técnico-tático e organizacional. 2- Prescrever programas de treino, organizando e gerindo todo o processo de treino e competição. 3- Utilizar terminologia e técnicas de informação e comunicação adequadas às diferentes situações. 4- Cooperar na elaboração, desenvolvimento e avaliação do projeto desportivo das instituições. 5- Identificar cada fase do treino e desenvolvimento usando métodos de avaliação apropriados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A abordagem de ensino adota estratégias de aprendizagem ativas, incentivando os alunos a participar em atividades práticas, discussões e exercícios de resolução de problemas. Utilizando técnicas de sala de aula invertida, a informação teórica é disponibilizada antecipadamente, permitindo que o tempo de aula seja dedicado ao trabalho colaborativo em grupo, à análise de cenários da vida real e ao uso de recursos multimídia envolventes. A avaliação pelos colegas e a aprendizagem baseada em projetos também aprimoram o pensamento crítico dos estudantes e suas habilidades de tomada de decisão, promovendo um ambiente de aprendizagem dinâmico e interativo. Além disso, espera-se que os alunos adquiram conhecimentos e competências trabalhando semanalmente ou ao longo do semestre para investigar e responder a um problema real mais complexo relacionado com os conteúdos programáticos num sistema de aprendizagem baseado em projectos. A resolução é depois apresentada no âmbito da avaliação contínua.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Maglischo, E. (2016). A Primer for Swimming Coaches ¿ Physiological Foundations (Volume 1). Nova pub. New York. Maglischo, E. (2003). Swimming Fastest. Human Kinetics; EUA Navarro, F, Gosálvez, M. & Juárez (2017). Natación +. Real Federación Española de Natación. Cultiva Libros. Espanha. Sevilha. Raposo, A. (2017). Planeamento do Treino Desportivo ¿ Fundamentos, organização e operacionalização. Visão & Contextos. Lisboa. Riewald, S., & Rodeo, S. (Eds.). (2015). Science of swimming faster. Human Kinetics. Sweetenham, B. e Atkinson, J. (2003) Championship Swim Traning. Human Kinetics; EUA. Salo, D., & Riewald, S. A. (2008). Complete conditioning for swimming. Human Kinetics.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não