filmeu

Disciplina Voleibol (Modalidade de Opção III - ramo Treino Desportivo)

  • Apresentação

    Apresentação

    Desenvolvimento dos elementos necessários a uma formação científica e pedagógica na área da especialidade, aliada à indispensável aquisição de competências específicas fundamentais que correspondam a um saber que o treinador deve possuir para intervir com competência no processo global e de elevada complexidade que é a formação e preparação desportiva dos atletas.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Didática específica do voleibol – Conteúdos e exercícios específicos; Enquadramento anual e plurianual; Ciclo de trabalho semanal e pluri-semanal; Unidade de treino. Treino Físico Específico (Preparação e Controlo do Treino). A preparação teórica dos jogadores de voleibol. Técnica - Enquadramento do treino da técnica e seus objetivos. Tática individual – Técnicas decisivas no alto nível. Tática individual e coletiva – complexo I (KI) e complexo II (KII); Treino tático. Técnicas do treinador – Adequação das técnicas do treinador aos jogadores, aos exercícios e aos momentos ou contextos do jogo; Utilização de meios auxiliares de treino. Direção e orientação de equipa. Arbitragem. Voleibol de praia. Observação, análise e estatística. Desporto para pessoas portadoras de deficiência. Atividades complementares:   .Observação de jogos das competições nacionais e internacionais de mais elevado nível.   . Colóquios e ações de formação sobre voleibol.
  • Objetivos

    Objetivos

    Analisar, identificar e descrever as determinantes para a execução dos gestos técnicos e dos comportamentos táticos em situações de jogo reduzido condicionado e formal Planificar e aplicar sequências de estruturas de superação das insuficiências detetadas Identificar, dominar e utilizar a terminologia específica da modalidade, bem como as relações e dependências existentes entre as grandes fases do jogo - complexo I (KI) e complexo II (KII) Identificar, relacionar e utilizar os princípios do treino funcional - relação com o treino de força no Voleibol Identificar e relacionar os pressupostos a considerar na execução das técnicas e táticas básicas (individuais e coletivos) e utilizar e aplicar a metodologia para o respetivo ensino tendo em conta as leis da didática e os princípios do treino; Desenvolver os conhecimentos básicos ao nível do Voleibol de praia Interpretar o desporto como forma de integração e capacitação - desporto para pessoas portadoras de deficiência.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Araújo D. (2005). O Contexto da Decisão. A acção táctica no desporto. Visão e Contextos. Garganta, J. (1995). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos. In A. Graça & J. Gonçalves, J. (2009). Voleibol – Ensinar jogando. Lisboa: Livros Horizonte. Gozansky, S. (2001). Volleyball coach’s survival guide. Paramus, NJ: Parker Publishing Company. Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P, Federação Portuguesa de Voleibol (2013). Programa Nacional de Formação de Treinadores – Referenciais de Formação de Voleibol – Grau II. Mesquita, I. (2005). A contextualização do treino no Voleibol: a contribuição do construtivismo. In D. Araújo (Ed.), O Contexto da decisão. A acção táctica no desporto. (pp. 355-378). Lisboa: Visão e Contextos, Lda. Mesquita, I., Guerra, I., & Araújo, V. (Eds.). (2002). Processo de Formação do Jovem Jogador de Voleibol. Porto: Centro de Estudos e Formação Desportiva.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios