-
Apresentação
Apresentação
Especialização como treinador de SURF com ênfase nos níveis intermédios e avançados do praticante, também com envolvimento em competição. Treinador com autonomia na orientação e coordenação geral da escola de surf, das aulas de surf e das sessões de treino. Capacidade para posicionar a actividade no âmbito do turismo activo e na vertente da formação/treino. O trabalho desenvolvido ao longo do ano deverá resultar na capacidade do treinador organizar sessões de treino, entender e intervir no treino da técnica e da táctica utilizando ferramentas adequadas ao seu planeamento, observação e avaliação e entender os critérios fundamentais do julgamento em competição. Nesta etapa final da sua especialização, o treinador deverá conhecer as etapas de desenvolvimento do atleta a longo prazo, com o devido transfer para o surf.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT495-3-17680
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Teórico-Prático Organização e gestão da escola de surf, autonomia e tomada de decisões Actividade surf no turismo activo e actividade surf na formação e no treino Organização da sessão de treino O treino da técnica e da táctica: análise das habilidades desportivas no surf; ferramentas de planeamento, observação e avaliação do desempenho; Análise da competição: formatos e estruturas; análise do desempenho; Métodos e critérios de julgamento em competição Desenvolvimento do atleta a longo prazo - caso surf
-
Objetivos
Objetivos
Consolidação de conhecimentos, aptidões e competências correspontes aos conteúdos descritos na apresentação da unidade curricular, designadamente: autonomia para coordenar as estruturas e as actividades do surf ligado ao turismo activo e às vertentes do ensino e do treino; autonomia para organizar sessões de treino e intervir no treino da técnica e da táctica, construindo e utilizando ferramentas adequadas para esse planeamento; saber diagnosticar diferentes níveis técnicos nos praticantes e diferentes níveis de dificuldade nas condições do mar, adequando as metodologias de treino; Consolidação de conhecimentos sobre competição: saber analisar e avaliar o desempenho e conhecer a estrutura e o formato dos eventos; Saber interpretar as etapas de desenvolvimento do atleta a longo prazo. No final do percurso de especialização, o treinador tem acesso ao título Grau II.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Micro Ensino através de Autonomia na Prática. Autonomia na Prática - com supervisão
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Borte, J. (2013). The Kook's Guide to Surfing: The Ultimate Instruction Manual: How to Ride Waves with Skill, Style, and Etiquette. Skyhorse Publishing. New York, USA. Lanagan, D. (2003). Dropping in: Surfing, Identity, Community and Commodity. Em J. Skinner, K. Gilbert, A. Edwards (Eds), Some Like it Hot - The Beach as a Cultural Dimension (pp.169-184). Oxford (UK): Meyer and Meyer Sport Lda. Macedo, J. (2004). Livro 7 - Como ser Surfista. Lisboa. Prime Books. Maximiliano, S. (2013). O Surf na Sociedade Contemporânea. Gymnasium-Revista de Educação Física, Desporto e Saúde da Universidade Lusófona, v.4, n.1, pp.91-119. Lisboa. Rearwin, D. (2014). Surf Better - Complete Surfing Program. Amazon Australia Services, Inc. Yoan, P. (2014). Manuel du Surf, nouvelle édition 2014. Les Editions Gascogne. France.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não