filmeu

Disciplina TPD I - Futebol

  • Apresentação

    Apresentação

    A  presente UC objetiva desenvolver nos alunos a capacidade de operacionalizar o conhecimento da modalidade de futebol, no plano teórico e prático, em unidades didáticas partindo de diferentes temas de ensino/treino. Desse modo, prioriza-se a reflexão sobre o conteúdo teórico e prático da modalidade de forma a estabelecer as referências fundamentais para a construção de uma tecnologia didática específica do processo de ensino/aprendizagem e das suas progressões pedagógicas. Paralelamente, procura-se a aquisição de níveis de execução segundo os modelos técnico/tácticos atuais. Com esta vivência, os alunos aprendem a dar significado à sua atividade, sabendo o que fazem e porque fazem, favorecendo assim, a fundamentação do conteúdo teórico e prático para que o seu envolvimento futuro na prática profissional possa ser facilitado pelo conhecimento sobre o qual se apropriaram.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.. Subsistema Cultural - Leis ou regulamentos da modalidade a. Estrutura formal b. Desenvolvimento 2. Subsistema Metodológico Análise sistemática da modalidade a. Fases de Jogo, Conceitos, Objetivos, Vantagens/Desvantagens b. Factores 3. Subsistema Relacional - Princípios de Jogo. 4. A avaliação autêntica na matéria de Futebol 5. Didática do ensino/treino da modalidade - Estrutura e Métodos.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Conhecimento das leis e demais elementos indispensáveis à prática do jogo de futebol de forma organizada. 2. Conhecimento e domínio do léxico do futebol. 3. Domínio dos elementos técnicos e técnico/tácticos fundamentais da modalidade e conhecimento da sua génese. 4. A avaliação autêntica na matéria de Futebol: Situação de prova, Indicadores de Observação e Critérios de Avaliação 5. Compreensão dos meios métodos e estratégias de ensino coerentes com a lógica interna do jogo.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Questionários interativos de avaliação inicial e formativa; Realização de momentos de avaliação formativa formal;  
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Castelo, J. (2008). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Centro de Estudos do Futebol. Faculdade de Educação Física e Desporto. Edições da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias Costa, I., Garganta, J., Greco, P. & Mesquita, I. (2009). Princípios Táticos do jogo de Futebol: conceitos e aplicação. Motriz, 15 (3), 657-668. Garganta, J., Guilherme, J., Barreira, D., Brito, J. & Rebelo, A. (2013). Fundamentos e práticas para o ensino e treino do futebol. In F. Tavares (Ed.), Jogos Desportivos Coletivos. Ensinar a jogar (pp. 199-263). Porto: Editora FADEUP Jacinto, J., Carvalho, L., Comédias, J., & Mira, J. (2001). Programas Nacionais de Educação Física: Reajustamento. Revisão dos PNEF (1989) homologada pelo Dec-Lei nº 6/ /2001 e pelo Dec-Lei nº 7 de 2001, de 16 de Janeiro
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios