-
Apresentação
Apresentação
1. Pretende-se que a disciplina possibilte transmitir aos alunos o que é a Engenharia Civil e os contributos das diversas áreas do conhecimento que influenciaram o seu desenvolvimento ao longo dos tempos e a evolução dos materias de construção, das técnicas de dimensionamento e a sua aplicação ao longo dos tempos. 2. Pretende-se igualmente salientar a importância da engenharia civil como fator determinante da satisfação do bem-estar e da segurança da populações. 3. Dá-se igualmente destaque à transmissão dos conceitos de ética e deontologia profissional
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT30-12523
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A evolução da Engenharia Civil ao longo dos tempos, com destaque para a importância dos contributos das ciências, das tecnologias de projeto e de construção. Os desafios do Século XXI enunciados pelas Nações Unidas e o papel da Engenharia Civilno combate à pobreza, na melhoria dsa condiçoes de vida e sua importância para a saúde das populações (Saneamento, abastecimento de água potável, rega, controle de cheias, energia) e do seu bem-estar associado ao urbanismo, habitação, vias de comunicação, práticas ambientalmente sustentadas. Princípios gerais a adotar no projeto, planeamento e construção. A importância da observação de obras. Noções sobre a importância dos Regulamentos e do cumprimento da Legislação.
-
Objetivos
Objetivos
1.Contacto com diversas realizações da engenharia civil e a perceção geral sobre os conceitos que presidiram a essas realizações. 2. Mobilização dos alunos para a discussão dos principais problemas associados e a partir daí deduzir o porquê da importância do conhecimento técnico-científico e da conaequente necessidade do seu empenho na compreensão das difrentes matérias constantes das diveras disciplinas. 3. Introdução do conceito de que a Universidade tem como um dos seus grandes objetivos "ensinar a aprender". A importância da formação contínua.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Para além de filmes e do recurso ao PowerPoint, refere-se a inclusão do recurso ao ensino à distância para apoio aos estudantes nos trabalhos de casa e esclarecimento de dúvidas.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ramos, Carlos Matias; Figueiredo, Elói - Engenharia Civil. Uma perspetiva sobre a formação e a profissão. Edições Universitárias Lusófonas, outubro, 2020. ISBN 978-989-757-133-6 RodrIgues, Adriano Vasco - História Breve da Engenharia Civil. Ordem dos Engenheiros, Região Norte, Porto, 2006 100 Obras de Engenharia Civil no Século XX em Portugal. Ordem dos Engenheiros. Lisboa, 2000 A Engenharia ao Serviço do País. XVI Congresso da Ordem dos Engenheiros Water and the future of Humanity. Revisiting Water Security. Gulbenkian Think Tank on Waterc and the Future of Humanity. Springer. ISBN 978-3-319-01456-2, Lisboa, Portugal
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não