-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Introdução à Segurança tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente dos conceitos, funções e dimensões da segurança, articulando perspectivas teóricas e práticas. A disciplina aborda a evolução histórica das práticas, instituições e políticas de segurança, distinguindo segurança interna e externa, bem como segurança pública e privada, analisando suas complementaridades e impactos sociais, institucionais e estratégicos. São estudados sistemas de segurança, processos de prevenção, monitoramento e resposta, considerando diferentes modelos e a perspectiva da segurança humana. A UC enfatiza também os desafios contemporâneos, incluindo novas ameaças, riscos globais e interdependências, estimulando pensamento crítico, investigação avançada e desenvolvimento de soluções inovadoras para a formulação, implementação e avaliação de políticas e práticas de segurança.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT724-10600
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Conceitos Básicos de Segurança 2. História da Segurança 3. Segurança Interna e Segurança Externa 4. Segurança Pública e Segurança Privada 5. Sistema, Processos e Funções da Segurança 6. Modelos e Dimensões da Segurança 7. A Segurança Humana 8. Políticas de Segurança Pública
-
Objetivos
Objetivos
O estudo da segurança envolve a análise de seus conceitos, funções e dimensões, considerando a evolução histórica das práticas, instituições e políticas voltadas à proteção de pessoas e bens. Diferencia-se segurança interna e externa, bem como segurança pública e privada, observando suas complementaridades e impactos sociais, institucionais e estratégicos. Sistemas de segurança compreendem processos organizados de prevenção, monitoramento e resposta, influenciados por diferentes modelos e dimensões, incluindo a perspectiva da segurança humana. Consideram-se os desafios contemporâneos, como novas ameaças, riscos e interdependências globais, para a formulação e avaliação de estratégias eficazes. O estudo integra pensamento crítico, investigação avançada e desenvolvimento de soluções inovadoras no domínio das políticas públicas de segurança.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As aulas terão natureza predominantemente prática, privilegiando a análise crítica de textos científicos, relatórios e documentos estratégicos, bem como a realização de exercícios aplicados e trabalhos individuais ou em grupo. A exposição teórica servirá sobretudo como enquadramento conceptual, recorrendo à bibliografia recomendada e a estudos de caso que permitam a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos. A avaliação será realizada através de: -Elaboração de um trabalho de investigação escrito, a realizar a meio do semestre, no âmbito do conteúdo disciplinar (10%), e a respetiva apresentação oral (10%). -Prova teórica de avaliação dos conhecimentos surpresa sobre parte da matéria (20%). -Exame escrito a realizar no final do ano letivo, que incidirá sobre a totalidade das matérias tratadas na disciplina (50%). - Avaliação Contínua e Participação (10%)
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
CORREIA, Eduardo Pereira (coord.). Políticas Públicas de Segurança . Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, 2018. DUNN CAVELTY, M. & MAUER, V. The Routledge Handbook of New Security Studies 2010. FISCHER, Robert J.; HALIBOZEK, Edward P.; WALTERS, David C. . Routledge, Introduction to Security Butterworth-Heinemann, 2019. GHECIU, Alexandra & WOHLFORTH, William C. (eds.). . 7th Edition, The Oxford Handbook of International Security Oxford University Press, 2018.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não