filmeu

Disciplina Introdução à Segurança

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Introdução à Segurança tem como objetivo fornecer aos estudantes uma compreensão abrangente dos conceitos, funções e dimensões da segurança, articulando perspectivas teóricas e práticas. A disciplina aborda a evolução histórica das práticas, instituições e políticas de segurança, distinguindo segurança interna e externa, bem como segurança pública e privada, analisando suas complementaridades e impactos sociais, institucionais e estratégicos. São estudados sistemas de segurança, processos de prevenção, monitoramento e resposta, considerando diferentes modelos e a perspectiva da segurança humana. A UC enfatiza também os desafios contemporâneos, incluindo novas ameaças, riscos globais e interdependências, estimulando pensamento crítico, investigação avançada e desenvolvimento de soluções inovadoras para a formulação, implementação e avaliação de políticas e práticas de segurança.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos Básicos de Segurança 2. História da Segurança 3. Segurança Interna e Segurança Externa 4. Segurança Pública e Segurança Privada 5. Sistema, Processos e Funções da Segurança 6. Modelos e Dimensões da Segurança 7. A Segurança Humana 8. Políticas de Segurança Pública
  • Objetivos

    Objetivos

    O estudo da segurança envolve a análise de seus conceitos, funções e dimensões, considerando a evolução histórica das práticas, instituições e políticas voltadas à proteção de pessoas e bens. Diferencia-se segurança interna e externa, bem como segurança pública e privada, observando suas complementaridades e impactos sociais, institucionais e estratégicos. Sistemas de segurança compreendem processos organizados de prevenção, monitoramento e resposta, influenciados por diferentes modelos e dimensões, incluindo a perspectiva da segurança humana. Consideram-se os desafios contemporâneos, como novas ameaças, riscos e interdependências globais, para a formulação e avaliação de estratégias eficazes. O estudo integra pensamento crítico, investigação avançada e desenvolvimento de soluções inovadoras no domínio das políticas públicas de segurança.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas terão natureza predominantemente prática, privilegiando a análise crítica de textos científicos, relatórios e documentos estratégicos, bem como a realização de exercícios aplicados e trabalhos individuais ou em grupo. A exposição teórica servirá sobretudo como enquadramento conceptual, recorrendo à bibliografia recomendada e a estudos de caso que permitam a aplicação direta dos conhecimentos adquiridos. A avaliação será realizada através de: -Elaboração de um trabalho de investigação escrito, a realizar a meio do semestre, no âmbito do conteúdo disciplinar (10%), e a respetiva apresentação oral (10%). -Prova teórica de avaliação dos conhecimentos surpresa sobre parte da matéria (20%). -Exame escrito a realizar no final do ano letivo, que incidirá sobre a totalidade das matérias tratadas na disciplina (50%). - Avaliação Contínua e Participação (10%)
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    CORREIA, Eduardo Pereira (coord.). Políticas Públicas de Segurança . Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna, 2018. DUNN CAVELTY, M. & MAUER, V.  The Routledge Handbook of New Security Studies 2010. FISCHER, Robert J.; HALIBOZEK, Edward P.; WALTERS, David C. . Routledge, Introduction to Security Butterworth-Heinemann, 2019. GHECIU, Alexandra & WOHLFORTH, William C. (eds.). . 7th Edition, The Oxford Handbook of International Security Oxford University Press, 2018.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios